Otite externa maligna (OEM) é uma doença infecciosa grave, invasiva e necrosante, que se inicia no meato acústico externo (MAE) podendo progredir para região parotídea, mastóide, orelha média e base do crânio1. Acomete principalmente idosos, diabéticos e imunodeprimidos.
De acordo com a otorrinolaringologista Samanta Dall'Agnese, a otite externa em geral se inicia com leve desconforto e coceira no canal auditivo e em poucos dias evolui para dor e inchaço local. O tratamento geralmente é feito com gotas de antibióticos e cuidados locais, e dura cerca de sete dias.
Os pais devem estar atentos aos sintomas causados pela otite, geralmente caracterizados por dor de ouvido muito forte, diminuição da audição, febre, falta de apetite e secreção local. A otite, se não tratada devidamente, pode levar a infecções generalizadas e até mesmo a perda da audição.
A otite externa leve pode ser tratada alterando o pH do canal auditivo com ácido acético a 2% (ou vinagre branco) e aliviando a inflamação com hidrocortisona tópica, 5 gotas 3 vezes ao dia, durante 7 dias.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de uma infecção de ouvido são:
A dor pode ser amenizada com analgésicos, como paracetamol e dipirona, ou anti-inflamatórios, como ibuprofeno. Compressa frias ou quentes (cuidado para não se queimar ou queimar a criança) na orelha podem ajudar. Algumas infecções precisam ser tratadas com antibióticos.
Quanto tempo demora para curar No caso do uso de antibióticos o tratamento dura de 8 a 10 dias, mas quando é usado apenas analgésicos e anti-inflamatórios o tratamento dura de 5 a 7 dias, havendo melhora dos sintomas logo no segundo dia de tratamento.
São um dos principais sintomas de qualquer infecção. Mal-estar: calafrios, suores, tontura, dores musculares e fadiga. Tímpano avermelhado: esse sintoma é mais visível para os médicos, que percebem que o tímpano fica vermelho, inchado e com fluidos. Coceira: a região fica com muita coceira.
O tratamento normalmente é feito com o uso de medicamentos para reduzir a inflamação, como por exemplo Dipirona ou Ibuprofeno, mas caso seja verificada a presença de secreções, também pode ser recomendando pelo médico o uso de antibióticos. Saiba quais são os remédios mais utilizados para dor de ouvido.
Outros sintomas de infecções do ouvido médio
Cerumin é um remédio que serve para tirar o excesso de cera do ouvido, e que pode ser comprado sem receita médica, em qualquer farmácia. Seus princípios ativos são a hidroxiquinolina, que tem ação antifúngica e desinfetante e a trolamina, que ajuda a amolecer e dissolver a cera acumulada dentro dos ouvidos.
Sim, é comum sentir os ouvidos tapados durante o uso do cerumin. Tal sensação desaparecerá logo após a realização da lavagem otológica feita pelo seu otorrino. Em relação às pontadas leves, eu indicaria adiantar o retorno da consulta somente se a dor ficar mais intensa.
A infecção do ouvido, também conhecida como otite, é uma das causas mais comuns da sensação de ouvido tampado. Isso acontece porque, durante uma infecção, o canal auditivo fica inflamado, dificultando a passagem dos sons até ao ouvido interno e causando a sensação de ouvido entupido.
5 opções comprovadas para desentupir os ouvidos
Resfriado, gripe, rinite alérgica: Um sintoma comum dessas doenças é a obstrução nasal pelo acúmulo de catarro. Ao espirrar ou tentar assoar o nariz parte dessa secreção pode desviar para o canal auditivo causando a sensação de ouvido tapado e até mesmo levar a uma infecção grave como a otite.
O ouvido pode ficar entupido quando há circunstâncias anormais no órgão, como o acúmulo de objetos, água ou cera, bem como labirintite, algum tipo de infecção e outros fatores que você verá neste artigo.
Agora, você sabia que a sinusite relação direta com a saúde auditiva? Isso acontece graças à comunicação entre a cavidade nasal e o ouvido, chamada de tuba auditiva. Ou seja, a secreção retida no nariz pode “subir” ao ouvido pela tuba auditiva, causando dor e sensação de ouvido tampado.
Pode parecer estranho que a respiração esteja relacionada com a perda auditiva, mas existem duas práticas comuns no exercício que podem potenciar perda de audição. Uma delas é a tensão intracraniana resultante do levantamento de peso. A segunda é a manutenção da respiração.
A mudança brusca de pressão, natural quando um avião sobe ou desce milhares de metros em questão de segundos, faz com que a trompa se feche e o tímpano se retraia, causando a dor. Após a decolagem, a pressão da cabine gradualmente se torna menor que a do ouvido, e o tímpano infla para fora.
Neste caso os seguintes sintomas podem estar presentes:
Pode parecer desagradável, mas encontrar um fragmento de cera saindo do ouvido é algo completamente normal. Isso não significa que ele está sujo ou entupido, mas sim que a pele está crescendo conforme o esperado, isto é, de dentro para fora.
Como fazer em casa
3. Fazer irrigação do ouvido