Um Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de rede locais, Internet ou anexos de emails.
"Keylogger" é um termo usado para se referir a um dispositivo capaz de capturar as teclas digitadas no computador. O intuito do keylogger é principalmente roubar senhas e dados. O keylogger pode ser em software ou em hardware.
Rootkit é um software, na maioria das vezes malicioso, criado para esconder ou camuflar a existência de certos processos ou programas de métodos normais de detecção e permitir acesso exclusivo a um computador e suas informações. O sistema operacional Linux/Unix tem relação com o início desse software.
Ardamax Keylogger é um gravador keystroke que captura atividade do usuário e guarda-a para um arquivo de log criptografado. O arquivo de registro pode ser visualizado com o poderoso Log Viewer.
Entre os “truques” mais utilizados pelos crackers está o keylogger, um programinha capaz de gravar tudo o que uma pessoa desavisada digitar no teclado, incluindo senhas de acesso a sites bancários.
Spyware, como indica o termo em inglês, é um software espião que costuma ser instalado no celular ou no computador sem o consentimento do usuário. Uma vez no computador, o programa monitora as atividades online, o histórico e os dados pessoais, para repassar as informações para terceiros.
Os melhores keyloggers para Android
Screenlogger é um software capaz de armazenar a posição do mouse e da tela apresentada no monitor, nos momentos em que o mouse é clicado ou a região onde o ponteiro se encontra. A tela é capturada e salva como uma imagem ou vídeo, sendo enviada ao atacante.
As variantes keylogger e screenlogger são usadas para roubar senhas. O keylogger captura as senhas a partir do que é teclado pelo usuário. E o screenlogger captura a imagem ao redor do mouse quando esse é clicado e assim pode roubar senhas dos teclados virtuais. São programas maliciosos que instalam outros malwares.
Trata-se de um software destinado a se infiltrar em um computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar algum dano ou roubo de informações (confidenciais ou não). Vírus de computador, worms, cavalos de Troia e spywares são considerados malware.
O worm é um tipo de malware mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. ... Os worms infectam computadores por meio de brechas já existentes no sistema. Eles podem ser transmitidos em segundo plano na forma de um arquivo corrompido ao acessar uma página suspeita.
O termo malware se refere a software que danifica dispositivos, rouba dados e causa o caos. Existem muitos tipos de malware, vírus, cavalos de Troia, spyware, ransomware, etc., mas você pode evitá-los com uma ferramenta anti-malware robusta como o AVG AntiVirus FREE.
Os principais tipos de códigos maliciosos existentes são apresentados nas próximas seções.
Vírus de computador, worms, trojan horses(cavalos de troia) e spywares são considerados malware. Também pode ser considerada malware uma aplicação legal que por uma falha de programação (intencional ou não) execute funções que se enquadrem na definição supra citada. Há uma enormidade de malwares espalhados na internet.
Quais são os tipos mais comuns de malware?
Remover malware do computador no Windows 10
Os 5 melhores anti-vírus para remover malwares do Windows em 2020
Para proceder com a limpeza, execute o seguinte passo a passo:
Passo a passo de como remover vírus do celular Android
Como descobrir se seu smartphone tem um "vírus”
Alguns dos sinais de alerta indicando que seu PC ou laptop pode ter um vírus, cavalo de Troia, verme ou algum outro tipo de malware são: