Número de elétrons no subnível mais energético: o subnível mais energético é o 6s. Assim, o número de elétrons nele é 2. Número de elétrons no subnível mais externo: o subnível mais externo também é o 6s. Assim, o número de elétrons nele é 2.
Resposta. Resposta: O subnível mais energético é onde se encontra o último elétron da distribuição e a camada de valência é a camada mais distante de núcleo.
Lembre-se que o diagrama de Pauling segue a ordem crescente de energia. A última camada obtida na distribuição eletrônica é a camada de valência. Assim, na camada de valência, o subnivel mais energético é a última camada.
Resposta. É o elétron que ocupa o nível e o subnível mais energético do átomo.
Elétrons de diferenciação ou também conhecidos como diferenciador são os últimos elétrons da distribuição, que são acrescidos ao se passar de um elemento para outro. São considerados elétrons de maior energia.
Sendo assim, qual subnível é mais energético, o 3d ou o 4s? Quando os subníveis apresentam a mesma soma, o que tiver maior “n” (camada mais afastada do núcleo) será o mais energético.
Quanto mais próxima do núcleo está uma camada, maior é a atração que o núcleo exerce sobre os elétrons dela e menos energia potencial esses elétrons possuem. Em compensação, os elétrons das camadas mais afastadas do núcleo são atraídos por ele com intensidade menor, e portanto possuem mais energia potencial.
Note que no caso do ferro, de acordo com a ordem crescente de energia, o subnível 4s2 aparece antes do subnível 3d6. Podemos escrever essa configuração eletrônica de dois jeitos: pela ordem crescente de energia ou, ainda, pela ordem geométrica, também chamada de ordem de distância.
O 4º nível energético corresponde à camada N, que possui 4 subníveis, sendo eles: 4s, 4p, 4d, 4f.
Linus Pauling
Resposta: Ele tem 5 orbitais e que nele pode comportar até 10 elétrons.
Cada subnível p possui três orbitais, cada um pode acomodar 2 elétrons, podendo acomodar então no total 2 x 3 = 6 elétrons. Cada subnível d possui cinco orbitais, podendo acomodar 2x5 = 10 elétrons. E cada subnível f possui sete orbitais, podendo acomodar 2x7 = 14 elétrons.
Subnível d: possui cinco orbitais.
O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível....Mapa Mental: Distribuição Eletrônica.
Os Números quânticos se definem como códigos matemáticos associados à quantidade de energia do elétron. Através desses números podemos caracterizar um átomo.
Segundo o Princípio de Exclusão de Pauli, em cada orbital cabem no máximo dois elétrons. Para os orbitais que não possuem os dois elétrons, dizemos que estão incompletos e que são elétrons isolados ou desemparelhados.
Número quântico secundário