Gerenciamento de memória é a tarefa desempenhada pela parte do SO que controla o uso da memória. ... A necessidade de manter múltiplos programas ativos na memória do sistema impõe outra necessidade: a de controlar como esta memória é utilizada por estes vários programas.
O gerenciador de memória deve ser capaz de controlar parte da memória que está em uso (e quais não estão), alocar memória para processos quando eles necessitam e desalocar quando eles terminam e, principalmente, gerenciar a troca entre a memória principal e o disco, quando a memória principal é muito pequena para ...
É uma técnica aplicada a gerência de memória, onde o sistema escolhe um programa residente que é levado da memória para o disco (Swapp out), retornando posteriormente para a memória principal com se nada tivesse ocorrido.
Quando o sistema operacional gerencia a memória do computador, duas grandes tarefas precisam ser cumpridas. 1. Cada processo deve ter memória suficiente para ser executado. ... Os diferentes tipos de memória no sistema devem ser bem utilizados para que cada processo seja executado de forma eficaz.
Na prática, um sistema de arquivo (file system, do inglês) é um conjunto de estruturas lógicas, ou seja, feitas diretamente via software, que permite ao sistema operacional ter acesso e controlar os dados gravados no disco.
Windows Explorer (literalmente "Explorador do Windows", nome pelo qual é encontrado na versão portuguesa de todas as versões do Windows) é um gerenciador de arquivos e pastas do sistema Windows. Ou seja, é utilizado para a cópia, exclusão, organização, movimentação e todas as atividades de gerenciamento de arquivos.
Em informática, um arquivo é um conjunto de dados que se relacionam de alguma forma, ou seja, juntos descrevem uma informação ou conjunto de informações. Em função da natureza dos computadores, arquivos são sempre formados por dados digitais, organizados seguindo algum tipo de estrutura (ou formato).