Contribuir para o desenvolvimento do equilíbrio emocional, do pensamento crítico, do corpo e da mente através de jogos teatrais e técnicas, tendo como resultado apresentações com temas educativos e com textos literários que colaborem com o desenvolvimento artístico dos participantes.
Autoconhecimento, desenvolvimento de expressão e comunicação, maior interação entre alunos, estímulo à leitura e à responsabilidade, promoção do aperfeiçoamento corporal. Esses são apenas alguns dos benefícios que o teatro na escola pode proporcionar para crianças e adolescentes.
— Para trabalhar com teatro é preciso estudar. Passar por todos os estágios da formação acadêmica fortalece as ferramentas para o mercado de trabalho. Um dos principais pilares para ser um bom profissional nas artes cênicas é ir muito ao teatro e ver vários tipos de peças, com diferentes trabalhos de composição.
Como fazer uma peça de teatro pra escola (ou em qualquer lugar)
Materiais para Fazer Teatro de Fantoches
Estrutura dos Textos Teatrais
Ato (do latim actu), no contexto teatral, é uma das divisões ou unidades que compõem uma peça de teatro ou uma ópera. O número de atos de uma produção pode variar de um para cinco ou mais, dependendo de como o autor estrutura a sua obra.
Assim, uma peça de teatro é estruturada em dois momentos: ato e cena. O ato é marcado pela mudança de ambiente. As peças de teatro escritas se manifestam através da descrição do cenário, já a representação, como mencionado anteriormente, através do movimento da cortina ou pela mudança de cenário.
O texto teatral assemelha-se ao narrativo quanto às características, uma vez que o mesmo se constitui de fatos, personagens e história (o enredo representado), que sempre ocorre em um determinado lugar, dispostos em uma sequência linear representada pela introdução (ou apresentação), complicação, clímax e desfecho.
ATO: Divisão externa da peça teatral. Subdivisão de uma peça. Da mesma maneira que um livro pode ser dividido em capítulos, uma peça pode ser dividida em atos. Trata-se de uma convenção cuja principal característica é a interrupção do espetáculo.
Gêneros teatrais
Resposta. Explicação: 1-Gêneros teatrais são os estilos de dramaturgia e encenação. Mas, atualmente novas formas de teatro foram surgindo e fundindo-se umas nas outras, por isso é tão difícil traçar uma definição sobre os gêneros.
Os gêneros teatrais mais conhecidos são a comédia, a tragédia e a tragicomédia. A dramaturgia é o nome utilizado para as representações teatrais e os dramaturgos são aqueles que escrevem os textos para serem encenados por atores.
Gêneros Teatrais são formas de apresentação teatral. Será sempre marcado por questões e pontos de vista de cultura e de cada época. Novas formas de teatro vão surgindo e fundindo-se umas nas outras.
PROFESSOR: Para que o teatro dramático exista, são necessários três elementos operativos que podemos chamar de “tríade essencial”: o texto, o ator e o público.