São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento.
Entre as suas principais características estão: excitabilidade, contratilidade, extensibilidade e elasticidade. Os músculos representam 40% da massa corporal. Por isso, em muitos animais o tecido muscular é o mais abundante. As células do tecido muscular são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos.
Tipos de músculos O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.
quando um musculo contrai ele também se encurta nesse movimento uma de suas extremidades geralmente permanece fixa, enquanto a outra extremidade, que é mais móvel é puxada em direção a ele resultando em movimentacao de um dado membro,as fixações musculares São chamadas didaticamente de.
O tecido muscular estriado esquelético está ligado aos ossos e destaca-se pela presença de vários núcleos e estriações transversais. O tecido muscular é caracterizado pela presença de células alongadas que apresentam capacidade de contração.