EQST

Quem Criou O Termo Radioatividade?

Quem criou o termo radioatividade?

Com a ajuda do marido Pierre Curie, que era físico, Marie Curie explorou o mineral chamado pechblenda, descobriu os dois novos elementos já citados, e inventou o termo radioatividade, foi a partir daí que se intensificaram os estudos neste assunto.

Quais são os órgãos mais sensíveis à radiação?

A ação das radiações no organismo humano produzem uma série de efeitos, que representam danos diferentes para cada região afetada. Os tecidos mais sensíveis à radiação são os da medula óssea, tecido linfóide, dos órgãos genitais, os do sistema gastro-intestinal e do baço.

Como e quando a radioatividade foi descoberta?

Costuma-se dizer que Henri Becquerel foi quem descobriu, em 1896, o fenômeno da radioatividade; e que essa descoberta foi acidental – produzida por ter guardado, em uma gaveta, um composto de urânio juntamente com uma chapa fotográfica, havendo depois revelado a chapa e notado nela os sinais da radiação.

Qual era o material radioativo de Chernobyl?

O acidente de Chernobyl liberou cerca de 100 MCi (megaCuries), ou 4.

O que são objetos irradiados?

Conforme explicado no texto Radioatividade nos alimentos e na agricultura, os alimentos irradiados são expostos a uma fonte de radiação, como o cobalto-60 ou o césio-137, por um tempo controlado e sem nenhum contato direto.

Quais os alimentos que podem ser irradiados?

Entre os principais alimentos irradiados estão carne de porco, raízes e especiarias, frutas e hortaliças, tubérculos, arroz e farinhas. As vantagens do processo são, basicamente: A eliminação de micro-organismos patogênicos, como bactérias potencialmente prejudiciais à saúde, a exemplo de Salmonella sp.

O que significa alimentos irradiados?

Irradiação de alimentos é o processo de exposição de alimentos à radiação ionizante para destruir microorganismos, bactérias, vírus ou insetos que possam estar presentes nos alimentos. Comida irradiada não se torna radioativa, mas em alguns casos pode haver sutis mudanças químicas.

Como podem ser conservados os alimentos utilizando energia nuclear?

De acordo com químico da CNEN, Elder Magalhães, o uso de energia nuclear aumenta o tempo de conservação dos alimentos, previne o brotamento e retarda a maturação. O processo evita a transmissão de doenças causadas por bactérias, fungos e leveduras.

Em que alimentos não se pode utilizar o processo de irradiação para conservação?

Em que alimentos NÃO é possível utilizar o processo de irradiação para conservação dos alimentos? Resposta Selecionada: b. Nos iogurtes e leites fermentados.

Quais as vantagens da irradiação de alimentos?

As principais vantagens da irradiação dos alimentos são: minimização dos microrganismos prejudiciais à saúde, a lenta maturação e germinação, permitindo assim prolongar a duração dos alimentos.

Quais são as vantagens do uso da irradiação nos alimentos?

A principal vantagem da irradiação dos alimentos é o facto, desta técnica destruir bactérias prejudiciais, assim como outros microrganismos susceptíveis a causar intoxicações alimentares, por causar lesões no material genético da célula.