Você já conhece todas as 10 áreas de conhecimento em projetos definidas pelo Project Management Institute (PMI) no guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK)? Se não, confira este post em que detalhamos quais são essas áreas e quais são os processos para garantir um bom gerenciamento do seus projetos e evitar dor de cabeça.
Vale destacar que essa publicação é revisada regularmente pelo Project Management Institute (PMI), instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos.
Aqui é que a mágica começa a acontecer. O planejamento de projetos efetivo pode ajudar você e sua equipe a evitar muitas das causas principais de fracasso de um projeto. São elas a falta de comunicação no ambiente de trabalho, estimativas de tempo imprecisas e metas inadequadas.
Relevante: as metas que você define precisam ser relevantes para a visão do seu projeto e as habilidades de sua equipe. Isso tornará os objetivos realmente possíveis de serem alcançados.
Ao projetar um mapa conceitual, use algumas cores para codificar as divisões em ideias, processos ou etapas do projeto. Isso tornará a absorção do conceito mais fácil para todos os envolvidos.
O modelo de plano de gestão de projetos abaixo é simples e minimalista, mas usa um layout exclusivo e recursos visuais para criar uma visão geral do projeto fácil de ler e de pesquisar.
Alguns dos indicadores mais comuns são: ROI (retorno sobre investimento), IDP (Índice de desempenho de prazo) e IDC (Índice de desempenho de custo).
Quando não se tem clareza das responsabilidades de cada membro da equipe, distribuir a carga de trabalho de forma desequilibrada é muito mais fácil. Uma gestão de projetos eficaz facilita a gestão das pessoas para assegurar que todas tenham cargas de trabalho razoáveis em todos os diferentes projetos em que estão envolvidas.
O gerenciamento de projetos ainda contribui para verificar a relevância da proposta e, até mesmo, do potencial de retorno para o negócio, a fim de evitar gastos desnecessários de tempo e mão de obra.
Portanto, sempre acompanhe de perto a qualidade, os prazos, os custos e a equipe. Pois a realização dessa ação constantemente ajuda a observar possíveis gargalos no projeto e te permite solucioná-los de maneira rápida e eficiente.
Se você seguir o que ensinamos neste texto, você poderá evitar a maioria dos problemas que um gerente de projetos pode enfrentar. Mas é possível turbinar o seu gerenciamento de projetos ainda mais, com o uso de um software de gestão de projetos:
O processo de gestão de projetos envolve antecipar esses tipos de riscos e identificar um plano B. Isso ajuda a superar os obstáculos quando eles aparecem sem perder o gás durante o andamento de todo projeto.
Leitura adicional: Gerenciar projetos é algo novo para você? Leia nossa postagem no blog sobre os 4 estágios do ciclo de vida do projeto.
Uma aquisição, quando não é bem planejada, pode impactar no prazo, gerar ociosidade para a equipe de projetos, elevar os custos em caso de negociações malfeitas ou aquisições pouco adequadas ao momento do projeto. Ninguém quer isso, por isso siga esses 4 processos:
Se alguns desses termos forem novos para você, você pode se informar com esta postagem sobre os termos usados no gerenciamento de projetos (em inglês).
A área de integração permite uma visão geral do projeto. Não a utilizar pode significar ceder a mudanças de escopo, aumento de custos, prejuízo da qualidade ou outros desgastes causados pelo fato de não se ter avaliado como um simples problema ou alteração impactaria todo o projeto.
Daí você nem amarrou o avental direito quando percebe que as coisas não estão indo muito bem. De repente, começa a catar os ingredientes no armário freneticamente. Em seguida, se dá conta de que esqueceu de pré aquecer o forno enquanto faz a massa da quiche, e de que começou a fazer o bacon muito cedo e agora vai ficar pronto 1h antes dos outros pratos.
Para o sucesso dos projetos, não basta gerenciar a comunicação com os stakeholders. É preciso criar estratégias para aumentar o engajamento e diminuir as possíveis resistências das partes, isso porque é difícil perceber como uma parte pouco dependente e envolvida possui forte poder de interferência quando seus interesses são contrariados durante a execução do projeto.
Nesse material gratuito você encontra tudo o que é necessário para organizar e ter sucesso no andamento do projeto. Clique no banner para baixar e aproveite!
Cada vez mais, o gerenciamento de projetos tem sido visto como um elemento indispensável para que as organizações alcancem seus objetivos e consigam tirar boas ideias do papel.
No Gráfico de Gantt, é possível separar o projeto em várias etapas e definir quantos dias cada uma vai durar, detalhando quando uma atividade deverá ser iniciada e finalizada.
Confira, abaixo, o template de um projeto que poderá servir de inspiração para você. Ele mostra como uma empresa de construção desenvolveu um novo empreendimento, com detalhes sobre cada parte: objetivo, métricas, orçamento e times envolvidos.
A gestão de projetos é fundamental para reduzir os riscos de fracasso e controlar todas as etapas envolvidas, bem como garantir a qualidade dos resultados. Assim, é possível gerenciar projetos de forma eficiente, ou seja, atingindo os objetivos e otimizando recursos.
Segundo o PMBOK ─ Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, do Project Management Institute (PMI) ─, um projeto é constituído não só do planejamento, mas de cinco fases: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.
Muitos médicos, psicólogos e terapeutas acreditam que o principal motivo da rebeldia entre os jovens, sem dúvida é a alteração hormonal, já que neste período os hormônios se encontram a flor da pele.
Principais causas de stress na adolescência • Dificuldade de relacionamento com os amigos • Cobrança excessiva dos pais • Conflito entre os pais • Excesso de atividades extracurriculares • Dúvida quanto à escolha profissional Todas estas experiências induzem níveis de stress que podem associar-se ao desenvolvimento de ...