Como o átomo de carbono possui 4 elétrons na sua última camada, ele tem quatro valências livres e pode fazer quatro ligações covalentes, formando moléculas. Desta forma, o átomo fica estável. O átomo de carbono tem as quatro valências livres.
A distribuição eletrônica do carbono, no estado fundamental, entretanto, mostra que ele é bivalente. Para que o carbono atenda ao postulado de Kekulé, ele sofre: ... c) protonação.
verbo transitivo direto Realizar hibridização em; combinar orbitais atômicos (num mesmo átomo), gerando o mesmo número de orbitais híbridos. Fazer produzir híbridos, animais ou vegetais que resultam do cruzamento de espécies distintas; hibridar. Etimologia (origem da palavra hibridizar). Híbrido + izar.
A hibridização do carbono é o fenômeno natural que faz com que esse elemento possa realizar quatro ligações químicas. ... A hibridização do Carbono permite que os átomos desse elemento sejam capazes de realizar quatro ligações químicas, ou seja, o carbono só realiza quatro ligações após sofrer o fenômeno da hibridização.
A hibridização do tipo sp ocorre com átomos de carbono que estabelecem uma ligação tripla e uma simples, ou duas duplas. Dessa forma, o carbono fica com quatro orbitais desemparelhados, podendo realizar quatro ligações covalentes, não apenas duas.
Para isso precisa-se olhar as ligações que o carbono faz.
A hibridização do tipo sp3 ocorre em qualquer molécula na qual o carbono efetue quatro ligações sigma e é resultado da “mistura” de orbitais atômicos puros. ... Conforme é de conhecimento de muitos, o carbono faz quatro ligações (é tetravalente), de modo que esse modelo dos orbitais não explica o caso do carbono.
Resposta. Como no metano o átomo de carbono realiza quatro ligações simples (sigma), já que esta é a única ligação covalente que o átomo de hidrogênio é capaz de realizar com o carbono, logo, a hibridização do carbono é do tipo sp3.