O Movimento pela Base O Movimento pela Base Nacional Comum é um grupo plural e suprapartidário, formado por 65 pessoas físicas e 11 instituições que trabalham pela educação brasileira. O papel do Movimento é garantir a qualidade da Base Nacional Comum Curricular.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE BNCC E CURRÍCULO? A BNCC é uma referência obrigatória mas não é o currículo. A Base estabelece os objetivos que se espera alcançar e o currículo define como alcançar os objetivos.
A BNCC está sendo construída em um processo colaborativo e democrático, liderado pelo Ministério da Educação (MEC), que foi iniciado em 2015. A primeira versão do documento passou por uma consulta pública (entre setembro de 2015 e março 2016), quando recebeu mais de 12 milhões de contribuições.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser elaborada em 2015, a partir de uma análise aprofundada dos documentos curriculares brasileiros realizada por 116 especialistas indicados por secretarias municipais e estaduais de educação e por universidades.
Como foi o processo de discussão sobre a elaboração da BNCC? O Conselho Nacional de Educação (CNE) realizou audiências públicas, em 2017, para a discussão sobre o documento para as etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e, em 2018, para a discussão sobre o documento para a etapa do Ensino Médio.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
O MEC fiscalizará a implementação da Base nas escolas? Não. Segundo o ministério, essa tarefa cabe aos órgãos normativos de cada sistema de ensino - ou seja, os conselhos estaduais e municipais de Educação.
O papel do gestor escolar é entender que não é apenas uma leitura aprofundada e atenta da BNCC que vai ajudá-lo a medir os desdobramentos e impactos em cada disciplina e série. E sim saber que haverá uma adaptação geral, com desafios tanto para a instituição quanto para os alunos.
Por ser um papel tão importante, é essencial que o gestor esteja preparado para a construção dos currículos e a organização de grupos de trabalho. Além disso, é preciso saber como delegar funções para disseminar informações e incentivar os professores a participarem ativamente de todo o processo de mudança.
O principal objetivo da Base Nacional Comum Curricular é balizar a qualidade da educação no país ao estabelecer um mesmo patamar de aprendizagem e desenvolvimento para todos. ... Além disso, a BNCC também busca contribuir para o alinhamento de políticas e ações para a educação nas esferas municipal, estadual e federal.
A educação é uma arma poderosa. Através dela, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. ... É através desse compartilhamento que a educação atua diretamente no desenvolvimento econômico, social e cultural.