A mesogleia (ou meso-hilo) é uma matriz extracelular gelatinosa encontrada em cnidários e ctenóforos. ... A mesogleia é comparável ao meso-hilo das esponjas e normalmente contém células ameboides e, portanto, é um tecido conjuntivo.
Estas microscópicas aberturas podem ser reguladas pelo animal. AMEBÓCITOS Estão presentes no meso-hilo, em que se deslocam essas células amebóides totipotentes, isto é, capazes de originar todos os outros tipos de célula do animal. Sua principal função é distribuir os nutrientes pelo corpo da esponja.
Os poríferos (Filo Porifera), também conhecidos popularmente como esponjas, são animais bastante simples que vivem exclusivamente no ambiente aquático. Não possuem tecidos verdadeiros, logo também não possuem órgãos e sistemas.
Entenda como é e qual a função da Mesogleia Ela fica localizada entre o epitélio interno, a epiderme e o epitélio externo. ... Quanto mais espessa é essa camada mais gelatinoso será o aspecto do animal A Mesogleia é constituída principalmente de material mucoso. Tem como principal função servir de “tecido de revestimento”.
Sistema digestório: Os cnidários possuem um sistema digestório incompleto, uma vez que não possuem ânus. ... Dessa maneira, a digestão dos cnidários é tanto extracelular (fora das células, dentro da cavidade digestória), como intracelular. Os restos de alimento não utilizados são eliminados pela boca.
Existem três tipos de digestão: Intracelular: processo que ocorre no interior da célula por meio dos lisossomos. Exemplos de organismos que apresentam digestão intracelular são os protozoários.
O compartimento extracelular corresponde à água do plasma sanguíneo (4%) e à água do líquido intersticial (16%).