Cândido definiu a literatura como toda criação de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o que chamamos folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações.
Segundo o teórico Jonathan Culler ( a literatura é um ato de fala que contrasta com outros tipos de atos de fala. ... O que diferencia a literatura dos demais textos do “dia a dia” é o seu caráter ficcional.
A obra literária pode ter como função a apresentação de uma retrato da realidade de modo a descrever, criticar, ironizar ou satirizar problemas da nossa sociedade. Quando isso ocorre, dizemos que a literatura é engajada.
A função estética da linguagem é a propriedade que tem isso para atrair a atenção para si mesma, que adquire um valor autônomo. Nesse sentido, a palavra é simultaneamente significado e expressão. Ou seja, tem um significado objetivo externo a ele e, ao mesmo tempo, tem um significado subjetivo, que excede o objetivo.
A estética textual está relacionada à forma como você apresenta o seu texto para o leitor, levando em consideração questões como legibilidade da escrita, organização dos parágrafos, espaçamento entre palavras, respeito aos limites da linha, dentre outros.
Estética é conhecida como a filosofia da arte, ou estudo do que é belo nas manifestações artísticas e naturais. A estética é uma ciência que remete para a beleza e também aborda o sentimento que alguma coisa bela desperta dentro de cada indivíduo.
Nas letras de música e poemas, normalmente a linguagem não tem uma função informativa, pelo que não se constituem como os melhores exemplos para documentar tal função. São exemplos de texto que contêm linguagem referencial as notícias, as reportagens, os textos de manuais escolares, as obras de carácter científico.
A função denotativa ou referencial, também é conhecida como função informativa, pois tem o objetivo de informar. Esse tipo de função costuma predominar, por exemplo, em notícias, em textos científicos e em materiais didáticos.