Na narrativa jurídica deve-se expor o fato e não defender uma tese. As leis são criadas a fim de garantir os direitos dos seres humanos, todavia nem todas as leis atingem a todos com o mesmo privilégio. Pode - se dizer que nesse sentido há leis que podem ser consideradas injustas.
ELEMENTOS DA NARRATIVA JURÍDICA O quê? (fato gerador do conflito/pedido); Quem? (partes processuais); Onde? (local do fato); Quando? (momento do fato- dia. Mês, ano); Como? (modo como os fatos ocorreram); É a NARRATIVA!!!
É o primeiro documento dirigido pela pessoa à autoridade judiciária para que, segundo os preceitos legais,o processo seja inciado ou se comece a ação. Deve conter os esclarecimentos que o fundamentam e as razões jurídicas em que se baseia. Há requisitos legais pertinentes à sua forma.
Não há regra específica, nem obrigação. Mas na maioria das vezes, nas principais peças de cada processo, os advogados tendem a iniciar a sua exposição pela narrativa fática para, depois, passar à abordagem jurídica.
Os elementos que são considerados essenciais aos gêneros narrativos são as personagens, pois protagonizam os fatos ocorridos; a ação ou fato, pois toda narrativa se baseia em uma sequência de acontecimentos relacionados entre si; e o narrador ou foco narrativo, que se refere àquele que conta a história (se participa ou ...
Enredo é a sequência de acontecimentos da história, a rede de situações que as personagens vivem, a trama das ações que elas fazem ou que elas sofrem.
Telenovela é uma história de ficção desenvolvida para apresentação na televisão. Tem a característica de ser dividida em episódios ou capítulos, em que o seguinte é a continuação do anterior. O sentido geral da trama é previsto inicialmente, mas o desenrolar e o desenlace não.
Romance é um gênero textual que consiste em uma narrativa longa, escrita em prosa. ... Por tratar-se de uma narrativa, o romance possui uma ação, lugar onde ela ocorre, tempo em que ela acontece, personagens que a realizam, uma trama e um ponto de vista, isto é, a perspectiva do narrador.
Os romances de aventura compõem um gênero da literatura que gira especialmente em torno das viagens, do mistério e dos perigos. Um ingrediente essencial dessas obras é a ação, a qual domina a cena e é fundamental para o desenrolar da trama.