Especialistas recomendam que se plante algo no solo para que as raízes fixem a terra. Folhas e outras plantas também podem bloquear a passagem da chuva e de outros elementos. Se o solo for plano, construir uma inclinação de 30% pode ajudar a evitar a erosão.
A erosão pode ser evitada utilizando formas de agricultura intensivas, ou seja, aproveitar os nutrientes do solo da melhor forma possível, dando capacidade ao mesmo de se reconstituir. Outra forma de prevenção é evitar o desmatamento devido às raízes das plantas que dão sustentação ao solo.
A erosão envolve o desgaste, o transporte e a deposição dos solos e das partículas de rochas. Já a sedimentação consiste na deposição das partículas dos ambientes erodidos. ...
Arenização, ou formação de bancos de areia, é o processo de retirada de cobertura vegetal em solos arenosos, em regiões de clima úmido, com regime de chuvas constantes, como o sudoeste do Rio Grande do Sul (veja abaixo o processo que desencadeia o problema).
A diferença básica entre desertificação e arenização está, principalmente, no clima da região de ocorrência. ... Resumindo: a desertificação ocorre em regiões secas, com poucas chuvas; já a arenização ocorre em regiões onde a falta de água não é problema.