Introdução. As neoplasias linfoides são derivadas de células que se desenvolvem geralmente em linfócitos T (citotóxicos, helper, regulatórios) ou linfócitos B (linfócitos ou plasmócitos).
As células cancerígenas no linfoma de Hodgkin clássico são denominadas células de Reed-Sternberg e são geralmente um tipo anormal de linfócito B.
As doenças linfoproliferativas crônicas são consideradas como um grupo heterogêneo de doenças caracterizadas por expansão monoclonal e acúmulo de linfócitos aparentemente maduros, que apresentam uma vantagem proliferativa e/ou de sobrevivência em relação aos linfócitos normais em diferentes órgãos, como medula óssea, ...
Reynaldo Gianecchini falou sobre o processo de superação de um linfoma não-Hodgkin que foi diagnosticado em 2011 e como a vida dele mudou após a doença.
Em um depoimento gravado no dia 6 de outubro para a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia), Gianecchini conta como descobriu a doença. "Comecei a desenvolver umas alergias. Operei de hérnia na virilha, e deu uma infeçcão. Começaram a surgir gânglios na região do pescoço.
A assessoria de imprensa do Hospital Sírio-Libanês, confirmou, na tarde desta quarta-feira, que o ator Reynaldo Gianecchini está com câncer. Ele recebeu "o diagnóstico inicial" de um linfoma não Hodgkin, um tipo de câncer que se desenvolve nos linfócitos.
Exames para diagnosticar Linfoma de Não-Hodgkin E é por meio de raio-x, que pequenas fatias de regiões do corpo são avaliadas, o que torna possível identificar se algum linfonodo ou órgão do seu corpo está aumentado. Tomografia computadorizada.