Sinais e sintomas de trombose
A formação do trombo é geralmente causada por um dano nas paredes do vaso, ou ainda por um trauma ou infecção, e também pela lentidão ou estagnação do fluxo sanguíneo, ocasionado por alguma anomalia na coagulação sanguínea. Após a coagulação intravascular, formam-se uma massa deforme de hemácias, leucócitos e fibrina.
Como principais fatores de risco, podemos citar a idade, a imobilidade prolongada, paralisias, acidentes vasculares cerebrais, grandes cirurgias, traumas, varizes e obesidade.
A trombose venosa profunda pode sim acometer as duas pernas, mas não é a forma mais comum e muitas vezes está relacionada com fatores de risco bem específicos. Existem inúmeras causas de dores nas pernas e a trombose venosa profunda não é a mais prevalente.
Os Tipos de Trombose
Trombos hialinos: constituídos principalmente de fibrina, estão geralmente associados à alterações na composição sangüínea, sendo mais freqüentes em capilares. Trombos mistos: são os mais comuns. Formados por estratificações fibrinosas (brancas), alternadas com partes cruóricas (vermelhas).
Trombo é um coágulo —parcial ou total— que se forma nos vasos sanguíneos, veias ou artérias, limitando o fluxo normal do sangue. Quando isso acontece, estamos diante da trombose, que pode se manifestar de diferentes formas.
A trombose arterial é um coágulo sanguíneo que se desenvolve em uma artéria. Uma trombose venosa é categorizada como um trombo (coágulo de sangue) que se formou em uma veia. As veias são os vasos sanguíneos que (normalmente) transportam o sangue para fora do coração.
Se você apresenta algum problema referente à circulação ou algum desses sintomas citados, faça um cardápio com os seguintes alimentos:
Possui ação analgésica que aliviam as crises de enxaqueca. Ovo, cenoura, maçã, kiwi: esses alimentos são compostos por altos índices de vitamina B, que ajuda na prevenção das dores.