A industrialização brasileira a partir da década de 1930 trouxe a necessidade de maior integração do mercado interno e de maiores investimentos no transporte rodoviário. Aos poucos, foi sendo implantada uma malha rodoviária nacional, conectando os estados brasileiros as áreas industriais da região Sudeste.
Custos Decorrentes de Nível de Serviço Refere-se ao nível de satisfação no atendimento às necessidades e expectativas do cliente. Diante das inúmeras variáveis envolvidas, ao escolher entre oferecer uma determinada frente logística, pode-se incorrer perdas em outra(s).
Custos de falta de estoques: ocorrem quando há demanda por itens em falta no estoque e podem ser classificados em dois tipos: custos de vendas perdidas e custos de atrasos. ... Por outro lado, no caso de insumos, o custo da falta deve ser mensurado em função do impacto que a indisponibilidade causa para a empresa.
Custo de Setup Considera-se aqui todos os custos necessários à preparação de uma rodada de fabricação.
Custo de falta (STOCKOUT COST) É o custo decorrente da falta de um item de estoque, quando se recebe um pedido. ... Desde não reagir gerando assim um custo de perda parcial ou total de pedido, pelo custo de tentar comprar com urgência o item, ou então pelo custo de se alterar toda a programação de produção para fabricá-lo.
Custo de Obsolescência - É o custo de se manter em estoque itens obsoletos ou sucateados. Geralmente os itens obsoletos são componentes de equipamentos ou máquinas fora de linha de fabricação.