Para os usuários do Windows 7:
Clique duas vezes em Meu Computador e clique com o botão direito do mouse na unidade de disco rígido. No menu de atalho, clique em Propriedades e, na guia Ferramentas da caixa de diálogo Propriedades, clique em Verificar Agora na área Status de verificação de erro.
Executando o utilitário badblocks do Linux Lite
Se seu HD apresentar algum setor amarelo ou vermelho, vá para a aba Error Scan e então pressione Start. O programa irá executar um scan completo do seu HD, para identificar setores defeituosos. Os pontos em vermelhos são os bad blocks encontrados.
HD Tune – Programa para testar HD A instalação do HD Tune não tem segredo, basta executar o instalador, aceitar o contrato e avançar até o final da instalação. Após instalado execute o HD Tune, uma mensagem será exibida alertando os dias restantes para expirar a licença Trial, basta clicar em “OK”.
Para isso, abra a página Meu computador e clique com o botão direito no ícone do HD e, vá para Propriedades. Na janela que será aberta clique em Ferramentas (na aba da segunda linha). Feito isso, na opção de Verificação de erros, selecione o botão Verificar.
Roda o gratuito HD Tune e coloca aqui a imagem da guia "health" para darmos uma olhada no SMART desse HD (vai ter que instalar ele como slave). Depois executa um scan e vê o resultado além de observar se o HD funciona sem ruídos estranhos.
Identifique os sinais e boa sorte na prevenção.
Problema físico. Identificando um HD com defeito.
Abra o Explorador de Arquivos no Menu Iniciar ou Barra de Tarefas do Windows 10 e, na coluna da direita, procure pela unidade de armazenamento. Se o seu computador só possui uma unidade, ela é identificada como Disco Local (C:).
6 anos
de 7 a 8 anos
HDs são lacrados para evitar entrada de poeira e jamais a poeira vai "quebrar" um HD. O que pode acontecer é a poeira obstruir ou diminuir os contatos dos conectores (Sata ou Ide) impedindo a comunicação com a placa mãe. Felipe Velloso, procure fonte mais seguras e corretas de informação.
Se ficar pouco tempo parado nao tem problema,nao pode ficar mais de 1 ano desligado pois acaba degradando a parte mecanica dele. Tambem tem o perigo da oxidaçao se nao for armazenado em local apropriado. Exato. Aliás, qualquer equipamento sofre com isso se não for usado.
Não existe um tempo especifico para o CPU ficar desligado , se o mesmo estiver em um lugar conservado e bem guardado , pode passar até 3 ou 5 anos e depois você liga normalmente. Quanto a isso não vejo problema.
O tempo de gravação depende, essencialmente, da capacidade do HD, da quantidade de câmeras e da resolução delas. Para fins de comparação, um HD de 500 GB pode armazenar imagens por 12 dias (em caso de 4 sinais com bit rate de 1024) ou ser suficiente por cerca de 5 horas (32 canais com qualidade de 1080p).
Não deixe seu notebook armazenado por muito tempo (+ de um semana) com bateria se você não estiver usando-o. Recomenda-se que as baterias não sejam guardadas totalmente descarregadas e nem totalmente carregadas.
É claro que um notebook com bateria de longa duração faz toda a diferença no dia a dia. Assim você nem precisa se preocupar em colocar o notebook para carregar com frequência. ... Sendo assim, você não terá problemas em deixá-lo ligado de forma permanente, e pode usar sem medo de danificar a bateria.
Se for utilizar o notebook o dia todo, evite ligá-lo e desligá-lo com muita frequência em um curto prazo. Essa inicialização constante é capaz de prejudicar alguns componentes da sua máquina. ... Ele de certa forma “desligará”, gasta bem menos energia, e sua inicialização será muito mais rápida.
Notebook acabou a bateria e não liga mais
O que fazer quando o notebook não liga
O notebook pode não ligar por diversos motivos. As causas vão desde de problemas básicos, como fonte de alimentação com defeito e erros de software, até HD ou tela queimados. Seja qual for o seu caso, o TechTudo pode ajudá-lo a isolar a falha e encontrar uma solução.
Notebook não liga: cheque a fonte Outro problema pode consistir em um mau contato ou desgaste dos cabos da fonte de alimentação de seu notebook. Para testá-la, desconecte o cabo do aparelho, ligue-o na tomada e balance os fios. ... Uma boa resolução para esse problema consiste em trocar o cabo entre a fonte e a tomada.
Procure pela tecla F8 , na fileira da parte superior do teclado do computador. Ao ligá-lo, segure F8 para acessar o painel de opções do modo de segurança. Caso o PC tenha uma tecla Fn (canto esquerdo inferior do teclado), pode ser necessário apertá-la junto a F8 para ativar este modo.
Ctrl + Esc. Algo que pode funcionar e é bem simples, é lugar o notebook Dell Inspiron, pressionando as teclas Ctrl e Esc ao mesmo tempo.