Faringite é o nome dado à inflamação da faringe; já a amigdalite é a inflamação das amígdalas. Ambas apresentam como principal sintoma a dor de garganta. Como estão anatomicamente próximas, é muito comum a faringe e as amígdalas inflamarem simultaneamente, um quadro chamado de faringoamigdalite.
Pode inflamar a amigdala apenas de um lado ? Pode sim, geralmente em doenças nos estágios iniciais e causadas por bactérias. No entanto, geralmente acomete os dois lados.
Pescoço inchado: principais causas e o que fazer. O pescoço inchado pode acontecer devido à gripe, resfriado ou infecções na garganta ou no ouvido, por exemplo, o que leva ao aumento dos linfonodos presentes no pescoço.
Pode ser disfunção temporo-mandibular, além de outras doenças. É necessário uma avaliação completa com exame físico e/ou exames complementares para se chegar ao diagnóstico. Procure um otorrino!
Nódulo no pescoço, dificuldade para engolir e perda de peso inexplicável podem ser indícios de um tumor. A garganta, assim como a boca, participa da respiração, fala, alimentação e deglutição, contendo vários tipos de células e tecidos nos quais diferentes tipos de tumores podem se desenvolver.
É comum após a Endoscopia Oral haver dor leve na garganta e/ou no peito. A dificuldade para engolir vai diminuir aos poucos, assim, caso isto ocorra, nos dois primeiros dias o(a) Sr.
Entre os indícios que exigem o retorno urgente ao médico destacam-se:
Orientações após Endoscopia Digestiva Alta
O estômago deve estar vazio para a endoscopia. Por isto, você não deve comer ou beber nada a partir de oito horas antes do horário marcado para o exame. Se você precisar tomar remédios, o faça com pequenos goles de água. Não use antiácidos.