Não são todas, mas muitas faculdades brasileiras, tanto públicas quanto privadas, aceitam transferências oriundas de instituições estrangeiras: Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Integração Latino- ...
A solicitação para mudança de curso só pode ser feita uma vez na mesma instituição. Já no caso de transferência de faculdade, o(a) aluno(a) pode solicitar uma vez a cada semestre. O pedido pode ser feito a partir do último mês do semestre que está cursando e passa a valer a partir do próximo período.
Você pode solicitar a transferência de campus e/ou curso, mas é necessário que seja antes do início do semestre ou ao final do mesmo.
Os alunos bolsistas estão aptos a fazer a transferência. Porém, é necessário que tanto a instituição de origem quanto a de destino estejam de acordo com a troca. Outra exigência é que a nova instituição e o curso desejado também estejam credenciados no programa, além de terem vagas disponíveis.
Transferência Externa: veja como se transferir para a Unopar
No entanto, caso o aluno em curso precise se mudar para outro polo, é só fazer a solicitação na secretaria e verificar se na cidade desejada há a oferta semipresencial. Caso não haja, a Unopar dá a oportunidade de concluir no ensino a distância (EaD).
Como funciona o semipresencial da Unopar? Na faculdade semipresencial da Unopar o aluno frequenta o polo/unidade de 1 a 3 vezes por semana para acompanhar as aulas presenciais e práticas. Outras disciplinas são ministradas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) com o apoio constante do tutor EAD.
Afinal, é possível migrar de um curso de graduação presencial para um EAD? Como não existem diferenças significativas entre os cursos e, perante o MEC, ambos possuem o mesmo reconhecimento e validade, sim, é possível migrar de uma graduação a distância para uma presencial e vice-versa.
Cada instituição de ensino tem suas próprias regras, mas na Estácio esse processo é simples e sem burocracia. Basta você apresentar a documentação exigida, fazer a matrícula na universidade e aguardar que a instituição faça a análise de quais disciplinas são semelhantes e poderão ser aproveitadas.