Logística portuária é a gestão de mercadorias e pessoas, realizada numa infraestrutura que conecta o transporte terrestre e aquático, respeitando os processos administrativos das legislações que afetam a exportação, a importação e a cabotagem.
A importância do porto de Santos O porto de Santos foi inaugurado em 1892. Sua área de influência econômica engloba mais de 50% do PIB do Brasil e 49% da produção nacional. Além disso, o porto concentra 26,5% do comércio internacional.
Lista com Principais Portos Brasileiros
Rompe barreiras (mares, lagos, rios, etc) e assim permite o escoamento da produção e serviços, garantindo a manutenção da economia. ... Pela grande capacidade de volume, os portos podem ser considerados indutores do crescimento econômico.
Hoje, o porto representa cerca de 95% da corrente de comércio exterior que passa pelo País e movimenta, em média, 293 bilhões anualmente, o que representa 14,2% do PIB brasileiro. Hoje, 100% das cargas do agronegócio são escoadas pelos portos.
Indispensáveis para um porto são: Presença de profundos canais de água (profundidade ideal varia com o calado das embarcações); Proteção contra ventos e ondas; Acesso a estradas e/ou ferrovias.
Porto de Santos
BLOG DC / Confira os 10 produtos mais importados e exportados pelo Brasil em 2019!...Saiba quais são os itens que o nosso país mais exporta
Confira quais são os 10 maiores portos brasileiros e suas diferenças
Porto Itapoá já é o maior porto de Santa Catarina e o terceiro maior do Brasil em movimentação de contêineres.
Os 10 maiores portos brasileiros
Hoje no Brasil já existem 63 portos secos, sendo 35 unidades em 14 Estados diferentes, 1 no Distrito Federal e 27 unidades apenas no estado de São Paulo. O maior porto seco da América Latina e terceiro maior do mundo está localizado em Uruguaiana, Brasil.
Dentro do porto seco são realizadas operações de movimentação, desembaraço, entrepostagem, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagem importadas ou que serão exportadas. ... Desta forma, os portos secos são uma opção logística para reduzir o fluxo de produtos nos portos e aeroportos brasileiros.
Isso porque é possível desafogar a movimentação de cargas nos principais portos e aeroportos do país. Atualmente, existem 63 portos secos distribuídos nas principais cidades produtoras e consumidoras do Brasil.
As Portos Secos são conhecidas como EADI ou Estação Aduaneira do Interior e são recintos alfandegados de uso público de zona secundária nos quais são executadas operações de movimentação, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagem, e é estabelecido o controle aduaneiro através da Receita Federal.
A importância do porto seco para o comércio exterior Os portos secos tornam o comércio exterior mais viável para os empresários, em razão da facilidade e economia que proporcionam aos negócios, assim como pelo rápido escoamento.
Vantagens da EADI na Exportação e o DAC