Inflexão de voz, mudança de tom, de acento na voz. Ponto de inflexão, ponto em que uma curva toca a sua tangente.
Determinando o ponto de inflexão. Avalie a terceira derivada da função. A regra básica para identificar um possível ponto de inflexão é "se a terceira derivada de uma função for diferente de zero, ou seja, f′′′(x) ≠ 0, então o possível ponto de inflexão é de fato um ponto de inflexão".
Cisalhamento - é causado pela combinação da gravidade e fricção (Figura 9). Exerce uma força paralela à pele e resulta da gravidade que empurra o corpo para baixo e da fricção ou resistência entre o paciente e a superfície de suporte.
A força de cisalhamento pode ser equilibrada por um deslocamento oposto do componente perpendicular da gravidade, pois isto cria um torque flexor em torno do eixo da articulação do joelho, pela fricção que ocorre entre as superfícies articulares, ou pela força de compressão criada em ligamentos articulares tensos.
TRAÇÃO – solicitação que tende a alongar a peça no sentido da reta de ação da força aplicada. COMPRESSÃO – solicitação que tende a encurtar a peça no sentido da reta da força aplicada. CISALHAMENTO – solicitação que tende a deslocar paralelamente, em sentido oposto, duas seções de uma peça (força cortante). 3.
Se define quando o segmento distal de uma extremidade move livremente no espaço, isso resulta no movimento isolado de uma parte do corpo como a perna se movimentando ao chutar ou a marchar. Se define como aquele no qual encontra resistência externa no qual impede ou restringe sua movimentação livre.
Os exercícios de cadeia cinética aberta são aqueles no qual o segmento distal (mão ou pé) move-se com liberdade no espaço, resultando no movimento isolado de cada articulação. No joelho a extensão em CCA é resultado da contração isolada do quadríceps e a flexão pela contração isolada dos ísquios-tibiais.
Cadeias abertas possuem extremidades, cadeias fechadas não possuem extremidades e formam figuras geométricas.
34. Quanto aos exercícios em cadeia cinética aberta e fechada assinale a alternativa correta. (A) Os exercícios em cadeia cinética aberta desenvolvem maior estimulação proprioceptiva que os exercícios em cadeia cinética fechada.
- alicíclica ou não aromática – são cadeias fechadas que não possuem o anel bezênico. - aromática – são cadeias fechadas que possuem o anel aromático ou anel benzênico. Possuem ressonância entre seus elétrons. Estas cadeias, em geral, têm seis átomos de carbono que alternam ligações duplas e ligações simples.
Cadeia carbônica é o conjunto de átomos de carbono e de heteroátomos que compõem as moléculas orgânicas. Elas se classificam de acordo com vários critérios, e um deles é o que se refere às funções orgânicas, vejamos: Os átomos de carbono têm a propriedade de se unir formando cadeias carbônicas.
Até agora as cadeias carbônicas foram representadas através de formas chamadas de fórmulas estruturais planas. ... Fórmula estrutural condensada: a primeira forma de simplificar uma cadeia carbônica é utilizar índices, isto é, números que indicam a quantidade de átomos de hidrogênio que se ligam ao carbono.
Você deve observar quantas ligações o Carbono está fazendo, se nenhuma adicione 4 Hidrogênios(CH4); se já esta ligado a outro Carbono para completar 4 compartilhamentos faltam 3 Hidrogênios (H3C---CH3) e assim sucessivamente... não esqueça que as ligações duplas representa 2 compartilhamentos e as triplas 3.
As cadeias carbônicas podem ser classificadas em: abertas ou fechadas, normais ou ramificadas, saturadas ou insaturadas e homogêneas ou heterogêneas.
O átomo de carbono é considerado especial pela sua capacidade em formar ligações com outros átomos e dar origem a longas cadeias carbônicas. Tudo se deve à tetravalência do carbono, ele pode se unir formando quatro ligações, sendo que os átomos participantes podem ser de carbono ou de outros elementos.
A cadeia carbônica só pode ser considerada heterogênea, se o heteroátomo (átomo de qualquer elemento que não seja Carbono ou Hidrogênio) estiver entre dois Carbonos. Se não, ela é considerada homogênea.
Regras para numeração da cadeia principal A contagem correta é a de baixo, que coloca a ramificação na menor numeração. Quando uma série de ramificações estiver presente na cadeia principal, sendo elas iguais ou não, a numeração a ser escolhida deve ser a que fornece a menor sequência de números.
No estudo compostos orgânicos, átomos que não são de carbono nem de hidrogênio e se encontram entre dois ou mais átomos de carbono, isto é, integram a cadeia carbônica, são denominados heteroátomos. Os heteroátomos mais comuns são: nitrogênio, oxigênio, enxofre, fósforo e boro.