O conjunto das respostas a estas questões forma a primeira contribuição do Grupo de Trabalho 1 (GT1) – Base Científica das Mudanças Climáticas para o Primeiro Relatório de Avaliação Nacional (RAN1) do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.
É um consenso que o IPCC representa a maior autoridade mundial a respeito do aquecimento global, e tem sido a principal base para o estabelecimento de políticas climáticas mundiais e nacionais, mas isso não o livra de receber críticas.
Os relatórios do IPCC são elaborados e revisados em várias etapas, garantindo objetividade e transparência. O IPCC avalia os milhares de artigos científicos publicados a cada ano para informar aos formuladores de políticas o que se sabe sobre os riscos relacionados às mudanças climáticas.
O IPCC está organizado em três grupos de especialistas: o primeiro (que apresentará seu relatório na próxima sexta-feira), verifica os indícios do aquecimento global; o segundo avalia o impacto das mudanças climáticas, e o terceiro se dedica a procurar soluções (estes dois últimos grupos apresentarão seus relatórios em ...
Resposta. Um estudo desenvolvido pelo Painel Intergovernamental de Mudança do Clima (IPCC) e comentado por Costa e Silva (2001), mostra que o aumento atual da concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera poderá ter, em cerca de 50 anos, consequências graves, como a elevação do nível do mar.
As mudanças climáticas são alterações no estado do clima da Terra que persistem por um longo período de tempo. Esse fenômeno, que foi observado em toda a história da Terra, pode ter origem natural ou antrópica. Atualmente essas mudanças têm ocorrido de forma intensa em razão da ação do homem.
Cinco ações para combater as mudanças climáticas
Entre as consequências do aquecimento global estão o degelo, o aumento do nível dos oceanos, a desertificação, a alteração do regime das chuvas, inundações e a redução da biodiversidade.
A principal entre as causas do aquecimento global, segundo boa parte dos especialistas, seria a intensificação do efeito estufa, um fenômeno natural responsável pela manutenção do calor na superfície terrestre, mas que estaria sendo intensificado de forma a causar prejuízos.