Universidade Columbia
É o português o elemento principal, sob vários aspectos, do processo sincrético de colonização brasileiro. ... É o português o portador da característica mais importante da vida colonial brasileira: o elemento da plasticidade, do homem sem ideais absolutos nem preconceitos inflexíveis (cf. Freyre, 1957, p.
Para Gilberto Freyre, a miscigenação era positiva. ... Para Freyre, o Brasil colonial apresentou uma sociedade que miscigenou e integrou africanos, índios e brancos, e era isso que teria formado uma raça mais forte, mais intelectualmente capaz e com uma cultura mais elaborada.
Gilberto Freyre foi um dos primeiros e mais proeminentes pensadores da sociologia brasileira. Freyre tentou compreender as relações sociais dos brasileiros no período colonial de nosso país, procurando estabelecer uma relação de classes entre senhores e escravos para a formação das relações sociais no século XX.
Com a publicação, em 1933, do livro Casa-Grande & Senzala, Gilberto Freyre revolucionou a historiografia brasileira. Em vez do registro cronológico de guerras e reinados, passou a estudar o cotidiano por meio da história oral, documentos pessoais, arquivos públicos, de jornais e fontes até então ignoradas.
Gilberto Freyre substitui a noção de raça pela noção de cultura, o que possibilitou uma nova concepção das sociedades, que deveriam ser analisadas em suas especificidades, como um fato sui generis. O autor transforma a negatividade do negro e do mestiço em positividade.
Recife, Pernambuco, Brasil
É correto dizer que Gilberto Freyre procurou pensar a formação da sociedade patriarcal brasileira, a partir da publicação de Casa Grande & Senzala, influenciado: a) pelas teorias raciais do nazismo. ... e) pelo pensamento autoritário do fascismo italiano.
A casa-grande e a senzala, símbolos da formação patriarcal, representaram: ... Freyre (2006), ao discorrer sobre o sistema patriarcal de colonização portuguesa, acrescenta que ao lado do sistema de produção econômica com base na monocultura latifundiária, a relação entre os brancos e “as raças de cor” (p.
Casa-Grande & Senzala é um livro do sociólogo brasileiro Gilberto Freyre publicado em 1933. Freyre apresenta a importância da casa-grande na formação sociocultural brasileira, assim como a da senzala na complementação da primeira.
Gilberto Freyre
Em seu trabalho, o autor identi- ficou cinco traços culturais brasileiros: hierarquia, ambiguidade, sociedade relacional, jeitinho e ma- landragem. As definições dos referidos traços foram baseadas nos ensaios teóricos de Freyre (2004), Holanda (1995), Ribeiro (2006) e DaMata (1978;1984).
O nosso país possui uma identidade multicultural, porque foi formado pela mistura de diferentes povos, que possuíam suas próprias identidades. ... Essa fusão originou o povo brasileiro, reconhecido mundialmente por sua diversidade.