Papel do idoso na sociedade atual Aliás, atualmente, as pessoas idosas desempenham um papel fundamental na transmissão de valores e na preservação de tradições, pois, são eles os guardiões de uma rica herança cultural.
Quais as necessidades dos idosos e como podemos ajudar?
Inclusão social do idoso é essencial para envelhecimento saudável, diz especialista. ... Segundo ele, a ideia principal é a autogestão, treinamento e preparo para fazer com que os próprios idosos sejam responsáveis pelas decisões.
O Estatuto prevê também que o poder público deve criar mecanismos para estimular a criação de programas para inclusão do idoso no mercado de trabalho, bem como criar programas de profissionalização para garantir que essas pessoas estejam preparadas para retornar ao mercado de trabalho.
A tecnologia permite ao indivíduo estar mais integrado em uma comunidade online, nos colocando em contato com parentes e amigos, em um ambiente de troca de informações, aprendendo junto e oferecendo a oportunidade de descoberta das próprias habilidades.
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, 58% dos idosos acessam a internet através de smartphones e 9% usam apenas o computador para navegar pela rede. Mesmo com o aumento, dos idosos que não utilizam a internet, 72% afirmam que o motivo é a falta de habilidade com eletrônicos.
Pulseiras que enviam alertas aos familiares quando o idoso cai, sistemas de monitoramento remoto e de comunicação, são alguns exemplos do emprego da tecnologia assistiva para acompanhar os idosos e promover maior qualidade de vida, substituindo os cuidadores, em casos mais específicos, claro.
Os dados demonstraram que os idosos consideram a Internet uma ferramenta positiva. A maioria dos entrevistados destacou a comunicação como um sinônimo da Internet, devido à facilidade de interagir com outras pessoas de diferentes lugares.
“A principal diferença é que essa faixa etária tem dificuldade em memorizar o passo a passo para acessar os softwares e aplicativos, por isso precisam de uma sequência bem determinada para aprender. ... Embora possa haver dificuldades para aprender a usar os dispositivos tecnológicos, há muitos benefícios.
97% dos idosos acessam a internet, aponta pesquisa da CNDL/SPC Brasil. Nos últimos anos, houve forte avanço do número de idosos com acesso à internet: o percentual de pessoas com mais de 60 anos no Brasil navegando na rede mundial de computadores cresceu de 68%, em 2018, para 97%, em 2021.
Smartphone é o meio preferido O aparelho eletrônico preferido dos idosos na hora de comprar é o smartphone, escolhido por 71% dos entrevistados. Destes, 46% utilizam aplicativos exclusivos de e-commerce. Na edição anterior da pesquisa, em 2019, 64% afirmaram utilizar o smartphone, enquanto em 2018 o índice foi de 46%.
Dos entrevistados, 43% dos idosos alegam usar a internet para jogos. Os games mais procurados, entretanto, são aqueles parecidos com os que sempre estiveram acostumados no mundo offline, como damas, xadrez e pôquer.