A pressão média de uma pessoa saudável é de 120/80 mmHg (“12 por 8”). Quando a pressão está elevada, ela acaba lesionando os vasos sanguíneos do cérebro e pode causar um AVC. O tratamento da hipertensão arterial é muito importante, pois reduz tanto o risco de AVC como de ataques do coração!
Pessoas com pressão e glicemia normais raramente têm derrames; Procure manter abaixo de 200 o índice do colesterol total. Às vezes, só se consegue esse equilíbrio com medicamentos.
AVC isquêmico com trombólise (química ou mecânica!): há um risco pequeno, mas real, de transformação hemorrágica e por isso as diretrizes recomendam manter PAS < 180/185 mmHg e PAD < 105/110 mmHg.
Por essa razão, os indivíduos que têm pressão arterial baixa geralmente têm menor risco de doença renal, acidente vascular cerebral e doença cardíaca.
Por que a pressão cai? A causa mais comum da hipotensão é a desidratação, já que a perda de água – pela respiração, pela urina, pelo suor – reduz o volume sanguíneo no organismo. No calor intenso, a queda pode ser mais frequente porque as artérias se dilatam mais do que o normal e o sangue circula sem resistência.
Pertencente ao grupo das frutas cítricas, a laranja é rica em vitamina C (importante antioxidante) e é ótima para hidratar o organismo, pois tem alto teor de água. Consumir essa fruta (e outras como melão, melancia e limão) é uma ótima forma de evitar a desidratação - principal causadora da queda de pressão.
Colocar uma pitadinha de sal embaixo da língua quando a pessoa apresenta sintomas de pressão baixa, como tontura, dor de cabeça e sensação de desmaio, não ajuda a regular a pressão, isso porque o efeito do sal sobre a pressão sanguínea é progressivo e demora horas para acontecer.