O realismo é como o romantismo um estilo de oposição cultural. Ele expressa um desacordo profundo entre literatura e sociedade, entre as letras e a civilização, captando pela arte a enfermidade da cultura – o “mal-estar da civilização”. ... A visão de mundo romântica repousava na mística do eu e da totalidade.
O realismo no Brasil inicia-se em 1881, com a publicação de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Assim como ocorreu em Portugal, trata-se de uma estética de oposição ao Romantismo, valorizando a objetividade e o cientificismo. ... A correspondência poética ao Realismo, no Brasil, foi o Parnasianismo.
O romantismo na arte surgiu no início do século XIX, uma época caracterizada por transformações sociopolíticas e culturais. ... Assim, muitos artistas elegeram a liberdade de expressão e de criação como palavras de ordem, mostrando profundo desinteresse pelo rigor e academicismo de correntes anteriores, como a Neoclássica.
Fuga da realidade; Nacionalismo exacerbado e ufanismo; Culto à natureza e religiosidade; Apresentação do índio como um herói.
Objetivismo/Linguagem culta e direta/Narrativa lenta, que acompanha o tempo psicológico/Descrições e adjetivações objetivas, com a finalidade de captar a realidade de maneira fidedigna/Universalismo/Sentimentos, sobretudo o amor, subordinados aos interesses sociais/Herói problemático, cheio de fraquezas/Não idealização ...
Características do Romantismo
A resposta correta é a letra C, que aponta que características que são comuns nos movimentos romântico e modernista, são a sua evidencia da demostração de um estado de espirito que parte do poeta.