Vantagens
Eficácia do coito interrompido A taxa de falha do coito interrompido no uso típico é de até 27% (1). Isso significa que até 27 pessoas entre 100 que utilizam o método em um ano irão acabar em uma gravidez indesejada. Quando praticado perfeitamente, o coito interrompido/retirada tem uma taxa de falha de 4% (1).
É possível engravidar menstruada fazendo coito interrompido? Sim. O coito interrompido não é uma prática indicada como método contraceptivo.
A mulher não consegue engravidar quando está menstruada. Para ocorrer a gravidez é necessário que o embrião implante na camada interna do útero (endométrio). A fertilização ocorre nas tubas e o embrião formado migra para o interior do útero que deve estar em condições de recebê-lo.
As chances de engravidar durante a menstruação são muito baixas. No entanto, ainda é possível engravidar no caso de você ter relações sexuais sem contraceptivo. Você fica mais fértil quando ocorre a ovulação, cerca de 10 a 16 dias antes da próxima menstruação.
Embora seja raro, é possível engravidar quando se está na menstruação e se tem uma relação desprotegida, especialmente quando se tem um ciclo menstrual irregular ou quando o ciclo tem menos de 28 dias.
Como já vimos, ainda que baixo, quanto mais perto do final da menstruação, maior é o risco de uma relação desprotegida gerar uma gravidez. Portanto, um relação sexual que tenha ocorrido após o fim da menstruação tem ainda mais riscos que uma relação que tenha ocorrido dentro do período menstrual.
Nas mulheres que têm um ciclo menstrual regular, de 28 dias, o período fértil inicia-se no 11º dia, a partir do primeiro dia em que ocorre a menstruação e dura até ao 17º dia, sendo esses os melhores dias para engravidar.