Os níveis altos de fibrinogénio estão relacionados com tromboses, independente se arterial ou venosa. [O veneno de serpentes dos gênero botrópico pode ativar fatores da coagulação sanguínea, levando ao consumo de fibrinogênio e, consequentemente, à formação da fibrina.
Fibrinogênio
A maioria dos casos de trombofilia na gravidez não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, no entanto algumas mulheres podem apresentar:
Trombose na gestação pode resultar de alterações na circulação sanguínea normal nos membros inferiores, causada pela obstrução do refluxo venoso por crescimento do útero.
7 sintomas de trombose na gravidez e como tratar
Sintomas de uma trombose venosa profunda Dor, dor desagradável. Vermelhidão ou descoloração azulada da pele. Sensação de tensão e tumefação.
A trombose (CID 10 - I82), também conhecida como Trombose Venosa Profunda (TVP), é a formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas. Os principais sintomas são dores e inchaço na pernas, queimação e mudança na cor da pele.
SINAL DA BANDEIRA: Quando um membro inferior é comparado com outro durante a palpação, nota-se menor mobilidade da panturrilha que fica empastada.
Praticar exercícios físicos regularmente, evitar o consumo de álcool e tabagismo e manter uma dieta equilibrada são as principais maneiras de prevenir a trombose.
A trombose é a formação de coágulos ou trombos dentro dos vasos sanguíneos, impedindo o fluxo de sangue. Qualquer cirurgia pode aumentar o risco de desenvolver trombose, pois é comum ficar muito tempo parado tanto durante quanto após o procedimento, o que prejudica a circulação.