O cloro é produzido pela passagem de uma corrente elétrica através de uma solução de salmoura (sal comum dissolvido em água). Este processo é chamado de eletrólise. Os subprodutos gerados são a soda cáustica (hidróxido de sódio ou NaOH) e o hidrogênio (H 2 ).
O cloro é um elemento químico de símbolo Cl e número atômico 17 (17 prótons e 17 elétrons), com massa atômica 35,5 u.
17
20
Para encontrar a quantidade de nêutrons presentes em um átomo, é feita a subtração entre o número de massa (A) e o número atômico (Z). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O número de nêutrons é representado pela letra n.
São átomos que possuem mesmo número de prótons (Z) e diferente número de massa e sendo assim, consequentemente, diferente número de nêutrons. Os isótopos podem ser considerados também átomos de um mesmo elemento químico. Eles podem ser chamados de nuclídeos.
Isótonos: átomos com número de nêutrons (n) iguais que se diferem pelo número atômico (Z) e de massa (A). Exemplo: Mercúrio (Hg) e Chumbo (Pb). Isótopos: se definem como átomos pertencentes a um mesmo elemento químico, possuem números atômicos iguais, mas se diferem no número de massa.
Conhecido também como isotonia, os átomos isótonos são aqueles que apresentam o mesmo número de nêutrons, mas a quantidade de prótons (número atômico) e o número de massa são diferentes.
* Isótonos: Átomos que possuem o mesmo número de nêutrons, mas diferentes números atômicos (Z) e de massa (A).
Isótopos são átomos que possuem o mesmo número de prótons, ou seja, mesmo valor de Z e diferentes números de massa (A) e nêutrons (n). Por possuírem o mesmo valor de Z, eles apresentam o mesmo símbolo atômico. Por exemplo, existem três átomos de oxigênio com diferentes números de massas: O → Z = 8 e A = 16.
São átomos de mesmo elemento químico , mas com núcleos diferentes : eles tem o mesmo número de prótons , mas números de nêutrons diferente . Exemplo : átomo de hidrogênio .
Isótopos são variantes de um elemento químico. Enquanto todos os isótopos de um dado elemento compartilham o mesmo número de prótons, cada isótopo difere dos outros em seu número de nêutrons.
Definição – são átomos de uma substância que possuem o mesmo número atômico, mas diferentes números de massa. Como o número atômico é o mesmo o seu lugar na tabela periódica também é a mesmo. Uma vez que a diferença está na massa atômica, isto significa que o número de nêutrons é que é diferente.
Os isótopos de um mesmo elemento possuem abundâncias naturais diferentes, ou seja, são encontrados na natureza em quantidades distintas uns dos outros. ... Estes isótopos são muito utilizados em diversas aplicações, desde a obtenção de energia até na medicina para tratamentos radioterápicos.
Veja a explicação: * Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente.
Para que servem os isótopos? A compreensão dos mecanismos pelos quais os isótopos são formados entre outras características, como o tempo de meia vida, são de extrema utilidade técnica. Podem, por exemplo, ajudar a resolver crimes misteriosos! Como o caso da “mulher de Isladen”, na Noruega.
Resposta. Porque isótopos possuem o mesmo número de prótons. O número atômico é igual ao número de prótons, logo, isótopos sempre são representados pelo mesmo elemento químico. Para os isóbaros, o único número igual é o de massa; eles são, contudo, necessariamente elementos diferentes.
Os isótopos mais conhecidos do urânio são: 234U, 235U e 238U. Devido a radioatividade desse metal, sua maior aplicação está em gerar energia nuclear através da fissão do seu núcleo. Além disso, o urânio é utilizado na datação de rochas e armamento nuclear.
Elemento químico é o conjunto dos átomos com o mesmo número atômico, ou seja, com a mesma quantidade de prótons em seu núcleo. Elemento químico é o conjunto de átomos de mesmo número atômico.
É correto afirmar sobre os isótopos: a) São átomos que possuem o mesmo número de prótons no núcleo e diferente número de nêutrons. ... c) São átomos que apresentam diferentes números de prótons.
Em relação ao átomo, é correto afirmar que : A- a eletrosfera possui partículas de carga elétrica positiva. B- a massa do átomo está distribuída uniformemente. C- o diâmetro do núcleo é muito menor que o da eletrosfera. D- a massa da eletrosfera é maior do que a massa do núcleo.
Podemos, portanto, definir isótopos da seguinte forma: “Isótopos são átomos que apresentam o mesmo número atômico (Z), por pertencerem ao mesmo elemento químico, mas diferentes números de massa (A)”. ... Os isótopos naturais são encontrados em proporções praticamente constantes para cada elemento químico.
É correto afirmar sobre a partícula fundamental do átomo de carga elétrica positiva que: Localiza-se na eletrosfera. Possui carga elétrica oposta a do elétron. Chama-se próton.