2) Retire as folhas, deixando apenas as duas do topo; 3) Deixe o galho num copo com água até aparecerem muitas raízes; esse processo leva cerca de duas semanas, até que essas raízes sejam fortes o suficiente; troque essa água de dois em dois dias; 4) Escolha o local desejado e plante sua nova mudinha com cuidado.
PROPAGAÇÃO É vegetativa por meio de pedaços do caule (estacas dos ramos) acomodados em bandejas contendo substrato orgânico, que pode ser comprado em casas de produtos agropecuários. Uma alternativa é colocar os ramos recém-cortados em um copo com água para o surgimento de novas raízes.
Por galhos Procure um galho de mais ou menos 10 cm de comprimento, retire todas as folhas/flores ou outras ramificações. Uma dica é cortar as pontas na diagonal. Enfie na terra e regue todos os dias. Retirar as folhas e ramificações irá ajudar a planta a focar as energias para as raízes.
Confira agora como enraizar sua mangueira com vinagre:
Enraizadores são usados geralmente após o transplante de mudas ou para o desenvolvimento de mais raízes no fortalecimento da planta. O enraizador estimula o crescimento das raízes nos galhinhos ou raminhas das plantas que queremos multiplicar.
A pessoa pega um galho de planta, coloca na terra e algumas semanas depois, a planta já está linda e bem implantada. Pode até parecer mágica, mas não é! Essa é uma técnica muito antiga utilizada para multiplicar plantas, a estaquia.
Embora seja difícil de germinar de sementes, o alecrim pode ser propagado por estacas feitas com galhos bem formados, de 10 cm, cultivados em areia e composto orgânico úmido. Elas enraízam em poucas semanas e já podem ser transplantadas para um vaso grande ou canteiro definitivo, com terra, areia e húmus de minhoca.