matriz incompleta: a matriz A formada pelos coeficientes das incógnitas do sistema.
A regra de Cramer diz que: os valores das incógnitas de um sistema linear são dados por frações cujo denominador é o determinante da matriz dos coeficientes das incógnitas e o numerador é o determinante da matriz dos coeficientes das incógnitas após a substituição de cada coluna pela coluna que representa os termos ...
Vejamos: Matriz incompleta: a matriz A formada pelos coeficientes das incógnitas do sistema. A matriz completa pode ser definida por: matriz B que se obtém acrescentando à matriz incompleta uma última coluna formada pelos termos independentes das equações do sistema.
Representação de matrizes As matrizes são sempre representadas por letras maiúsculas (A, B, C…), que são acompanhadas por índices, nos quais o primeiro número indica a quantidade de linhas, e o segundo, o número de colunas.
Podemos construir uma matriz de acordo com uma lei de formação baseada em situações variadas. Por exemplo, vamos construir uma matriz de ordem 3 x 3, seguindo a orientação aij = 3i + 2j. Vamos escrever a matriz B dada por (aij)4x4, de modo que i + j, se i = j e i – j, se i ≠ j.
A matriz incompleta nada mais é do que a matriz formada pelos coeficientes das incógnitas do sistema proposto (note que os valores depois do sinal de igual não aparecem nessa matriz).
As matrizes associadas a um sistema linear podem ser completas ou incompletas. São completas as matrizes que consideram os termos independentes das equações. Os sistemas lineares são classificados como normais quando o número de coeficientes é o mesmo que o número de incógnitas.
Um sistema de equações pode ser representado na forma de uma matriz. Os coeficientes das incógnitas serão os elementos da matriz que ocuparão as linhas e as colunas de acordo com o posicionamento dos termos no sistema.
Um sistema matricial é utilizado em sua forma mais comum para a resolução de sistemas lineares de “n” equações e “n” incógnitas. Esses sistemas lineares são muito utilizados nas áreas de física, engenharia e econômicas.
Porém, nós usamos matriz no nosso cotidiano em diversas atividades como: construção de tabelas com dados de fontes diferentes (exemplo: turma e nota média por matéria) na informática, na construção de cálculos complexos. na engenharia civil, para realizar a distribuição de metragem e de material.
As matrizes surgiram da necessidade de um método para resolução de Sistemas Lineares de equação. Sabe-se que na história os chineses já haviam desenvolvido um método implícito de resolução. Mas depois de um longo período o Matemático Arthur Cayley desenvolveu o método de resolução.
É o profissional que instala sistemas operacionais, aplicativos e periféricos para desktop e servidores. Desenvolve e documenta aplicações para desktop com acesso a web e a banco de dados. Realiza manutenção de computadores de uso geral.