Quando se trata de fumar, estudos sugerem que o tabaco é muito mais prejudicial para os pulmões do que a maconha. De acordo com o CDC, o tabagismo causa cerca de 80% de todas as mortes por Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC). Por outro lado, a exposição à fumaça da maconha parece causar pouco risco de DPOC.
A utilização do narguilé e de cigarros eletrônicos em longo prazo causam câncer de pulmão, boca e bexiga, estreitamento das artérias e doenças respiratórias. Além disso, o compartilhamento pode expor o fumante ao vírus do herpes, da hepatite C, tuberculose e outras doenças.
Diferenças entre o narguilé e o cigarro "Como qualquer produto do tabaco que é fumado, o narguilé vai produzir na sua combustão todas as 4.
Os riscos do uso de narguilé são grandes, pois ele pode ocasionar problemas cardiovasculares e respiratórios e a contaminação por agentes como o vírus causador da herpes. O narguilé definitivamente está na moda e caiu no gosto do brasileiro.
Drauzio – Em quanto tempo a nicotina de cada cigarro é excretada? José Rosemberg – A nicotina se decompõe em duas horas. No entanto, a cotinina leva de 30 a 40 horas para ser decomposta. Se a dosarmos no sangue, saberemos se o indivíduo fumou ou teve contato com fumantes no dia anterior.
O tabagismo é uma doença (dependência de nicotina) que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, ...
O ato de fumar está associado a alterações na qualidade vocal, deixando a voz mais grave e mais falha (rouquidão) ao longo do tempo. A fumaça quente agride o sistema respiratório e as pregas vocais. Assim, altera o funcionamento normal, ressecando e causando irritação da mucosa do nariz, boca e laringe.
"Acreditamos que esse impacto deva acontecer em um prazo mais longo porque o câncer de pulmão é uma doença lenta. Quem começa a fumar agora, vai ter mais riscos em 25 ou 30 anos."
Os remédios mais usados para o tratamento de pneumonia são: