A reta é uma forma classificada como unidimensional, isto é, possui apenas uma dimensão. A rodovia é um bom exemplo de forma unidimensional. ... As formas classificadas como tridimensionais são as que possuem comprimento, largura e altura.
são figuras que só possuem um "plano". Por exemplo: qualquer desenho que você faça no seu caderno é uma figura unidimensional, pois ela só existe no plano do caderno. ... A representação da janela ( desenho) é unidimensional, mas a janela enquanto objeto real é tridimensional, pois possui altura, largura e profundidade.
Resposta: Para representar um objeto tridimensional em um plano bidimensional é necessário escolher as vistas que serão utilizadas. No caso de um objeto simples como uma esfera basta utilizar uma vista, pois a figura tridimensional é completamente simétrica. Então a representação será equivalente a um círculo.
Uma figura é chamada de plana quando são necessárias apenas duas dimensões para defini-la. Como essa figura pode ser definida em um plano – que é o espaço onde figuras bidimensionais são definidas –, ela passa a ser chamada de figura plana.
Área ou superfície de uma figura plana tem a ver com o conceito (primitivo) de sua extensão (bidimensional). Usamos a área do quadrado de lado unitário como referência de unidade de área, chamando de metro quadrado (m²) sua unidade de medida principal.
Geralmente, para encontrar a área de uma figura basta multiplicar a base (b) pela altura (h). Já o perímetro é a soma dos segmentos de retas que formam a figura, chamados de lados (l). Para encontrar esses valores é importante analisar a forma da figura.
Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).
A área de um retângulo é o produto do seu comprimento e largura. A área de um triângulo é a metade do produto do comprimento da sua base e da sua altura. (Esta fórmula tem origem na fórmula da área do paralelogramo.) A área do paralelogramo é o produto do comprimento da sua base e da sua altura.