A evolução é o registro feito pelo enfermeiro após a avaliação do estado geral do paciente. Nesse registro devem constar os problemas novos identificados, um resumo sucinto dos resultados dos cuidados prescritos e os problemas a serem abordados nas 24 horas subsequentes.
Apesar de ser uma linguagem técnica, o prontuário pertence ao paciente, ajuda a esclarecer dúvidas sobre exames e condutas terapêuticas que o mesmo deve seguir, e serve principalmente para facilitar a comunicação entre os profissionais da saúde, seus pacientes e familiares.
Segundo o artigo 88 do Código de Ética Médica, é vedado ao médico "negar, ao paciente, acesso a seu prontuário, deixar de lhe fornecer cópia quando solicitada, bem como deixar de lhe dar explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionarem riscos ao próprio paciente ou a terceiros".
Todo paciente ou seu representante legal tem o direito de solicitar e receber cópia do respectivo prontuário médico.
Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário.
A solicitação de disponibilização do documento deve ser feita, por escrito, à instituição em que o paciente foi atendido (consultório, ambulatório, clínica ou hospital) ou diretamente ao médico.
O que fazer em caso de perda de Prontuário Médico
Resumindo: o prontuário é um documento legal e obrigatório, de direito do paciente e de responsabilidade do médico e da instituição de saúde. Seu preenchimento deve ser feito de maneira diligente e cuidadosa, sempre.
O principal objetivo do prontuário é facilitar a assistência ao paciente, constituindo-se em um meio de comunicação entre os diferentes profissionais da saúde e em um recurso indispensável para assegurar a continuidade do atendimento, tanto durante uma internação como no período entre as consultas de ambulatório.
O prontuário de um funcionário é o local onde são organizados todos os documentos referentes ao registro desse colaborador na empresa.
Art. 3º – Considera-se empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Já a significação de empregador está contida no artigo 2 da lei da CLT. Art.
Referido conceito está previsto no artigo 3º da Consolidação das Leis do Trabalho que define empregado como “toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário”.
Quais documentos devem constar no prontuário de funcionário?
Por isso, conheça as 7 dicas de como organizar os arquivos do departamento pessoal, com atenção!
Para que o departamento de pessoal possa se manter organizado, é preciso que esses documentos sejam arquivados da maneira correta. Eles devem ser mantidos em pastas, uma para cada funcionário. Essas pastas precisam ser mantidas em um local adequado, sem umidade ou luz forte, para que os documentos sejam preservados.
O arquivamento deve ser feito em pastas exclusivas de cada funcionário, que podem ser organizadas por data de admissão ou por ordem alfabética. Por sua vez, essas pastas precisam ficar guardadas em local livre de umidade ou luz forte para garantir a preservação dos documentos.
Organize e armazene seus documentos Você pode separar os papéis por datas, temas, clientes, ou como preferir. Esta separação vai fazer com que seja muito mais fácil achar qualquer papelada específica. Por exemplo, é possível ter uma pasta apenas com contratos, outra com documentos internos e assim por diante.
Como arquivar documentos de funcionários: 4 passos descomplicados
Como organizar uma equipe de trabalho
Continue a leitura e confira 6 dicas matadoras que listamos para você organizar sua equipe de trabalho!