Em 1974, foi criada a Reserva Biológica de Poço das Antas para preservar o habitat do mico-leão-dourado.
Distribuição Geográfica: Estende da região Centro-oeste, Nordeste e foi introduzido no Sudeste do Brasil. Habitat: Florestas semidecíduas, secundárias, matas ciliares e regiões mais secas como a do cerrado. Alimentação: Onívoro. Reprodução: Gestação de aproximadamente 150 dias, nascendo em média 2 filhotes.
O Mico-Leão Preto, cientificamente chamado Leontopithecus chrysopygus, é uma das espécies de primatas mais raras e ameaçadas do mundo. ... A maior ameaça à conservação do mico-leão preto é a fragmentação das florestas que ocasiona o isolamento e declínio das populações restantes e a consequente degradação do seu habitat.
Eles são pequenos, ágeis, a carinha preta contrastando com os pelos de um dourado vívido. Só é possível encontrar o mico-leão-da-cara-preta (Leontopithecus caissara) nos estados de São Paulo e no norte do Paraná.
Na natureza, são apenas 1.
Eles são pequenos, ágeis, a carinha preta contrastando com os pelos de um dourado vívido. Só é possível encontrar o mico-leão-da-cara-preta (Leontopithecus caissara) nos estados de São Paulo e no norte do Paraná.
Características: São pequenos primatas com pelagem dourada no dorso e no tórax, apresentando face, juba, mãos, pés, antebraço e cauda pretos.
As principais ameaças estão relacionadas ao isolamento de populações causado pela construção de um canal que separou o continente da ilha, promovendo desconexão de hábitat, além da perda e fragmentação de áreas naturais continentais de distribuição da espécie.
Quantos leões existem no mundo? Atualmente, sobrevive apenas um tipo de leão (Panthera leo), do qual derivam 7 subespécies, embora tenham existido muitas mais. Algumas espécies foram extintas há milhares de anos, enquanto outras desapareceram por causa do ser humano.
Panthera leo
Desses, de dez a 12 são fêmeas e de três a cinco são machos. Entre as leoas, somente algumas caçam. Outras cuidam dos próprios filhotes e dos filhotes alheios – elas têm a cria na mesma época do ano.
O leão possui corpo longo, pernas curtas, garras afiadas e cabeça grande. Os leões adultos medem cerca de 2,7 a 3 metros de comprimento, incluindo a cauda. Têm cerca de 1 metro de altura do ombro ao chão e podem pesar entre 170 e 230 quilos. As fêmeas são mais baixas e mais esguias.
Enquanto as fêmeas são responsáveis pela caça e cuidam dos filhotes, os machos garantem a proteção do grupo. A maior parte do tempo dos leões é destinada ao descanso, apenas durante 5 horas do dia ocorrem as atividades de caça e em grupo. O restante do tempo serve para dormir, descansar e economizar energia.
O gato, o cão e o leão apoiam no solo apenas os dedos das patas. Por isso são mais rápidos em relação aos animais que apoiam toda a pata no solo. Outros animais, como o cavalo e o veado, apoiam no solo apenas a última falange do dedo.
Como a maior parte dos mamíferos, os cães são quadrúpedes, o que quer dizer que se locomovem apoiando-se nas patas dianteiras e traseiras. Mais precisamente, eles se apoiam na pontinha das patas, já que os cães são digitígrados.