Em resumo, as depressões são áreas rebaixadas (planas ou côncavas) formadas, sobretudo, pelos processos de erosão e intemperismo (ação dos ventos e da água). Um exemplo de depressão são as bacias sedimentares e as crateras de vulcões, donde as altitudes são mais baixas que seu entorno.
Os planaltos são relevos irregulares, geralmente com altitudes elevadas, limitados por uma superfície mais baixa. Um exemplo no Brasil é o Planalto Central Brasileiro. Planaltos são unidades de relevo relativamente planas e localizadas em regiões de altitudes elevadas.
A Europa é um continente com um relevo pouco acidentado, se comparada com outros continente. Em termos de relevo, podemos considerar que existem três grandes conjuntos morfológicos: as planícies, os planaltos e as montanhas.
O clima de maior ocorrência na Europa é o temperado continental. Na porção norte ocorre clima subpolar; na porção sul, clima mediterrâneo; no litoral ocidental, clima temperado oceânico; nas areas de dobramentos modernos, clima frio de montanha.
A Europa possui três regiões hidrográficas: a dos rios atlânticos, como Minho (Espanha e Portugal), Sena (França), Mosa (França, Bélgica e Países Baixos) e Tâmisa (Inglaterra), que são coletores de planície e apresentam caudal regular durante todo o ano; a dos rios de planície, como Vístula (Polônia), Dniepre (Rússia, ...