A promulgação das leis n° (Brasil, 2003) e n° (Brasil, 2008), que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para incluir a obrigatoriedade das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, respectivamente, nos estabelecimentos de ...
Artigo 62 da Lei nº 9.
Ainda segundo a LDB, artigo 29, a educação infantil tem como finalidade "o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade".
Formação de professores é um termo amplo, que pode se referir tanto à formação básica quanto à formação complementar ou continuada. Podemos definir a formação básica de professores como o processo obrigatório para que esse profissional esteja habilitado a dar aulas.
A história da formação docente no Brasil, de acordo com Gatti (2010), começa com a formação de docentes para o ensino das “primeiras letras” em cursos específicos, que foi proposta no final do século XIX, com a criação das escolas normais, que correspondiam, na época, ao nível secundário e, posteriormente, ao Ensino ...
Investir na qualificação do professor é uma maneira de melhorar a qualidade dos conteúdos ministrados em sala de aula. ... Com a formação continuada, ele estará mais bem preparado e informado sobre as técnicas para entreter alunos, abordar conteúdos e conduzir com eficiência uma aula.
Para dar o suporte que eles precisam, temos que mostrar que eles não estão sozinhos”, sugere.
Abaixo, selecionei seis dicas dadas por professores sobre como diretores e coordenadores pedagógicos podem fazer isso.
A formação continuada de professores é uma forma de assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula. Dessa forma, ela garante uma educação de qualidade para os seus alunos e, consequentemente, a comunidade na qual a escola está inserida.
A valorização do professor é o primeiro passo para garantir uma educação de qualidade. ... Para isso, o professor deve ser remunerado de forma adequada, receber os recursos necessários para realizar sua função e ter voz ativa na elaboração de políticas públicas para a educação.
Portanto, para uma verdadeira valorização do professor, é fundamental equacionar problemáticas relativas à remuneração adequada, às condições de trabalho e à formação inicial e continuada desse profissional, que viabilizem o respeito e reconhecimento social desse profissional.
Na comparação com profissionais de outras áreas, os brasileiros são os que pior avaliam os professores. Em uma escala de 0 a 14 para indicar o status da carreira docente, o Brasil tem nota 5. Na China, a nota é 9. Nos lugares em que os alunos têm melhor desempenho escolar, há maior prestígio.
Um bom professor precisa construir relacionamentos sólidos com seus alunos e colegas de trabalho, afinal, educação é acima de tudo uma atividade que envolve pessoas e sentimentos. O professor é o responsável por desenvolver um dos primeiros laços afetivos fora do círculo familiar da vida de uma criança.
O papel de um professor não é apenas transmitir e debitar conhecimentos: ele deve investir em conseguir identificar as competências, talentos e a capacidade criativa dos alunos, com o intuito de incentivar que sejam colocados em prática da forma mais adequada, para depois os desenvolver.
O Professor é um articulador fundamental na escola: ele deve apoiar a relação entre famílias, alunos e gestores. ... Ele deve aprender a conhecer a realidade do aluno, da sua família e da comunidade em que a escola e estes estudantes estão inseridos.
Sua função deve ser atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.
O professor como facilitador, quer dizer que, o professor irá criar condições para que o ensino e a aprendizagem aconteçam no contexto da sala de aula, ou seja, o professor irá facilitar a aprendizagem do aluno ao criar meios para que o aluno por si “aprenda a aprender”.