Na disjunção inclusiva a verdade de uma proposição não impede a verdade da outra. Na disjunção exclusiva a verdade de uma implica a falsidade da outra. Isto é uma verdade lógica.
Conectivo Ou ( v ), chamado de disjunção Se todas as proposições simples (átomos) forem falsas, a proposição composta (molécula) disjuntiva será falsa. É verdade quando tem ao menos uma verdade, só vai ser falso quando tudo é falso.
A principal diferença entre as duas é o modo a qual a lógica é construída, veja : A lógica formal é chamada de lógica simbólica e sua principal preocupação é em relação a estrutura do raciocínio, ou seja, a relação entre diferentes conceitos, nesse tipo de lógica os conceitos são rigorosamente definidos e não ambíguos.
Os silogismos hipotéticos também são definidos em três categorias: condicionais, quando a premissa traz uma hipótese (não nega e nem afirma nada); disjuntivos, quando a premissa maior é uma alternativa; e o dilema, que é constituído por duas hipóteses que levam à mesma conclusão.
1ª Regra: somente três termos (menor, médio e maior). 2ª Regra: os termos maior e menor nunca devem ter maior extensão na conclusão do que nas premissas. 3ª Regra: o termo médio nunca deve aparecer na conclusão. 4ª Regra: o termo médio deve ser tomado universalmente ao menos uma vez.