Liberdade de expressão é apanágio da natureza racional do indivíduo e é o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade.
NA DEMOCRACIA, A LIBERDADE DE EXPRESSÃO DEVE TER LIMITES? ... Isto é que sustenta a própria democracia, que comporta a diversidade, a pluralidade e o respeito ao semelhante. Nosso povo entende bem isso, pois assevera que o direito de um vai até onde começa o direito do outro.
Quem não concordar com alguma publicação pode exercer o seu próprio direito de liberdade e protestar, utilizar outros órgãos de imprensa para criticar o que o desagradou, ou em casos mais extremos, como calúnia e difamação, recorrer ao Poder Judiciário. ... Portanto, não devem ser criados limites à liberdade de expressão.
Sponholz acredita que limitar o humor é o mesmo que limitar a liberdade de expressão: “Não há humor de qualquer espécie, gráfico ou não, se não houver liberdade de expressão. Portanto não há limites para o humor, principalmente quando se critica ou se satiriza uma figura pública que deve satisfação pelos seus atos.
Atualmente, os comediantes não se tem a capacidade de limitar e diferenciar o humor da ofensa. O humor atrai risadas, enquanto, a ofensa humilha e julga a pessoa, o ato de ofender alguém pela Internet...
O humor é um estado de espírito, muitas vezes utilizado a favor da vida e das relações. O humor funciona também para expressar aquilo que não conseguiria ser dito de outra forma. Pode aparecer em uma crítica mais delicada ou no modo de apontar um erro em alguém.
Os entrevistados acham que não deve haver nenhum tipo de limite para o humor são aqueles que acreditam na livre e total liberdade de expressão e, além disso, acreditam que limitar piadas em relação a certos temas seria uma forma de censura, algo impensável em uma democracia.
Uma pessoa bem-humorada produz mais endorfina e por isso consegue sofrer bem menos que a maioria das pessoas que vivem estressadas. A endorfina é o hormônio capaz de fazer com que as pessoas relaxem, ele controla a pressão sanguínea, mantém o bom humor, melhora o sono e o desempenho sexual.
Seja ele qual for, do mais simples ao mais complexo, o humor faz parte das nossas vidas e funciona como um tónico estimulador para a alma. A arte de fazer sorrir e rir não é entendida e transmitida de forma consistente por muitos. É por isso que os humoristas enchem teatros e demais espaços culturais.
Immanuel Kant alegava que o humor surge da "transformação repentina de uma grande expectativa em nada". O humor é tido como a dissolução violenta de uma atitude emocional, produzida pela associação de duas ideias inicialmente distantes e até opostas.
A Anedota ou Piada é um gênero textual humorístico que tem o intuito de levar ao riso. São textos populares que vão sendo contados em ambientes informais, e que normalmente não possuem um autor. Trata-se de um texto narrativo simples em que geralmente há presença de enredo, personagens, tempo, espaço.
O que um descuidado falou para o outro? Azeitona tem pernas? Então comi um besouro! O que o caminhoneiro descuidado falou para o carona?
Teste de Einstein. Este problema de lógica foi, supostamente, criado por Albert Einstein no século XX. Ele teria dito que apenas 2% do mundo seria capaz de resolvê-lo.
O que um ovo falou para o outro ovo? Estou chocado.