CID10 - F32 - Episódios Depressivos.
Aí, descobriram que os indivíduos com depressão têm índices de estresse oxidativo mais altos no organismo. Isso quer dizer que o corpo fica cheio de moléculas batizadas de radicais livres, que envelhecem as células e servem de estopim para problemas como câncer, doenças cardiovasculares e até Parkinson.
13 Sintomas de depressão
Ela pode estar associada a fatores físicos, emocionais, estilo e qualidade de vida, além de ter ligação, também, com histórico de outros problemas e transtornos mentais. No entanto, a principal causa da depressão pós-parto é o enorme desequilíbrio de hormônios em decorrência do término da gravidez.
6 dicas para prevenir a depressão pós-parto
Entenda o que é a depressão pós-parto, transtorno que afeta 1 a cada 4 mulheres.
Baby blues ou disforia puerperal é uma labilidade emocional, que ocorre por fatores hormonais onde o organismo da mulher está se reorganizando para voltar ao seu estado normal.
Segundo a psicóloga Silvia Sueli de Souza Maia, professora do curso de Psicologia da Universidade Univeritas/UNG, o baby blues, ou tristeza materna, normalmente começa nos primeiros dois a três dias após o nascimento do bebê e pode durar até duas semanas.