A declinação magnética, dessa forma, existe porque o pólo norte e o pólo magnético não coincidem, assim, podemos defini-la como o ângulo formado entre o Norte Geográfico e o Norte Magnético, sempre expresso em graus. Figura - Globo terrestre com seus Pólo Norte Magnético e Pólo Norte Geográfico.
Declinação Magnética 19ºW que cresce 1º por ano na direção Oeste.
Uma declinação positiva ou leste significa que o norte magnético está desviado do norte verdadeiro no sentido horário. Exemplos: 12°, 10°L e 11°E (east). Uma declinação negativa ou oeste significa que o norte magnético está desviado no sentido anti-horário. Exemplos: -10°, 13°O e 8°W (west).
Uma agulha imantada aponta sempre para o polo norte magnético e, de modo aproximado, para o norte geográfico. O ângulo entre o norte magnético e o geográfico reflete a declinação magnética do lugar e varia geralmente de 20 a 30 graus.
O que é Rumo? Rumo é uma direção definida em graus, variando de 0º a 90º com o sentido informado por quadrantes: NE, SE, SW ou NW. Sendo NE (nordeste), SE (sudeste), SW (sudoeste) e NW (noroeste). As direções de 0º graus correspondem ao Norte ou Sul.
A bússola é um objeto utilizado para orientação geográfica. Sua construção ocorreu tendo como referência a rosa dos ventos, que é composta pelos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. É um objeto com uma agulha magnética que é atraída para o polo magnético terrestre.
Sua aferição é medido a partir do Norte ou do Sul em direção ao poligonal e varia e graus , minutos e segundo de 0° a 90°. o quadrante onde o rumo está localizado deve ser NE, NW, SE, SW . Todo rumo é direcionado ao norte e positivo, ao sul são contra rumo e negativos.
Rumo é o menor ângulo formado entre a linha Norte-Sul e o alinhamento em questão. O Rumo varia de 0º a 90º e necessita a indicação do quadrante em que se encontra o alinhamento.
Para a área de topografia, utiliza-se a escala de redução. A representação de escala é E = d : D, onde E é a escala, d é a distância no papel e D é a distância no terreno. Ex.: 1/10.
Azimute é uma medida de direção horizontal, definida em graus. Azimute significa caminho em árabe, e é muito utilizado em astronomia, topografia, engenharia etc. No azimute, a direção corresponde ao norte, e aumenta de acordo com o lado direito dos ponteiros do relógio.
Para marcar um azimute numa carta, basta usares um transferidor. Coloca-se a base do transferidor (linha 0º - 180º) paralela às linhas verticais das quadrículas da carta e o ponto de referência sobre o ponto a partir do qual pretendemos traçar o azimute.
Com a formula do azimute vante pra calcular o proximo azimute com o angulo interno fica: ProxAz = AnteriorAz + Ai +-180º ( esse + ou - depende se o azimute deu mais de 180, se deu mais subtrai, se deu menos soma.
De acordo com o quadrante do rumo deve ser feita a transformação abaixo:
Como listar o azimute entre dois pontos na linha de comando na Janela de comando de pesquisa
O ângulo horizontal é o mesmo para os três planos horizontais mostrados. - Ângulo Vertical ( a): é medido entre um alinhamento do terreno e o plano do horizonte....
ângulo zenital (Z): ângulo formado entre a vertical do lugar (zenite) e a linha de visada. Varia de 0º a 180º, sendo a origem de contagem o zênite.
Se for maior que 180° é a direita; Def= ângulo interno - 180°. Assim você pode deduzir como calcular o ângulo tanto interno como o externo. No teu caso é 35°18' 10" E, então 180° + 35°18' 10" = , caso quer o ângulo interno subtraia de 180°.
Em Topografia, são medidas duas espécies de grandezas, as lineares e as angulares, mas, na verdade, outras duas espécies de grandezas são também trabalhadas, as de superfície e as de volume.
As grandezas angulares de posição, velocidade e aceleração possuem correspondentes lineares. Essa correspondência é mantida pelo raio da trajetória circular. No estudo de movimentos circulares, surgem algumas grandezas denominadas de angulares.
A união desses dois resulta no levantamento planialtimétrico, método que permite um mapeamento mais completo....A seguir, vamos conhecer as características desses levantamentos, assim como suas principais utilidades.
teodolito
A topografia corneana ou topografia de córnea é um exame de oftalmologia que serve para analisar o relevo e curvatura da córnea em toda a sua superfície, ou seja, desde o centro até à sua periferia.
O topógrafo marca um ponto aleatório com o piquete. Esse ponto será o ponto de partida. Os demais pontos formarão uma poligonal dentro do terreno. Sobre o ponto inicial será posicionado um aparelho de medição de distâncias e ângulos: a Estação Total.
Para a realização de análises topográficas voltadas à construção civil, os mais utilizados são os taqueômetros, conhecidos também como estação total; os níveis; e os aparelhos de geoprocessamento de alta precisão. Esses instrumentos podem ser combinados de modo que um complemente o trabalho do outro.
Os principais elementos topográficos constituintes de uma bacia hidrográfica são: o divisor de águas, que delimita fisicamente a bacia; as vertentes, que orientam o escoamento e influenciam na velocidade e no volume de águas e de sedimentos transportados pela bacia de acordo com suas variações altimétricas e ...