Abordagem Construtivista É considerado o principal modo de ensinar, é um instrumento pedagógico, um meio de ensino, pois enquanto joga ou brinca a criança aprende. A proposta de avaliação caminha no sentido da avaliação não punitiva, sendo avaliado o processo e não o produto final.
O que é o construtivismo? A base da abordagem construtivista consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e que, para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja, ensinar “aprender a aprender”.
O Objetivo da Abordagem Construtivista da Educação Física é o desenvolvimento de habilidades que permitem se expressar no mundo, através da interação com o meio, com foco na crianção de conflitos e resolução de problemas motores.
A abordagem construtivista-interacionista tem como objetivo principal promover a construção do conhecimento do sujeito com o mundo, fazendo com que todos os alunos entendam as atividades propostas pelo professor (Freire, 1989).
Abordagem Comportamentalista O ensino compreende condições que conduzam o educando a aprender. Geralmente utiliza-se de artifícios como elogios, prêmios, notas, graus, reconhecimentos, diplomas, entre outros para se conseguir os comportamentos esperados.
Mesmo contando com várias abordagens para o ensino da Educação Física esse caderno temático limitou-se às seguintes abordagens pedagógicas: desenvolvimentista, construtivista, ensino aberto, sistêmica, crítico- emancipatória, plural e crítico- superadora.
Abordagens Pedagógicas de Ensino: Tradicional, Comportamentalista, Humanista, Cognitivista, Sociocultural.
São elas...
Teóricos
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...
Para encontrar um psicólogo, peça ajuda ao seu médico ou outro profissional de saúde. Solicite referência de amigos ou pessoas da sua confiança. Consulte uma universidade local ou departamento de psicologia da faculdade. Essas instituições possuem clínicas escolas que oferecem serviços com valores sociais.