O arroz com pequi simboliza a história da cozinha de Goiás, por sua origem simples agregada a uma história de contribuições multiculturais associadas ao sabor, aroma e significado particular do prato típico local.
O pequi, fruto do pequizeiro, é nativo do cerrado brasileiro. É muito utilizado na culinária da região Nordeste, Centro Oeste e norte de Minas Gerais. De sabor marcante e peculiar, o pequi é consumido cozido, puro ou misturado com arroz, frango. ... Na língua indígena, pequi significa “casca espinhenta”.
Para se comer o pequi, é necessário extremo cuidado. No caroço, por debaixo da polpa, há inúmeros e minúsculos espinhos que podem causar sérios ferimentos à língua e lábios. Portanto não se deve morder o pequi, mas sim roê-lo.
10 benefícios do óleo de pequi para a saúde e beleza
Expectorante, tônico, afrodisíaco, leishmanicida, antimicrobiana, anti-inflamatória.
Não há grandes restrições alimentares após a colecistectomia... podes comer pequi.
Os goianos literalmente dizem “é pra acabá com os piqui de Goiás” e eu concordo, é mesmo! Essa expressão mostra uma surpresa, indignação e susto. E é assim que ando percebendo a sociedade ultimamente: espantada, furiosa e assombrada.
Utilidade – madeira é própria para xilografia, construção civil e naval. Os frutos são comestíveis e apreciadíssimos pelas populações do Brasil Central. O caroço com a polpa (mesocarpo) é cozido com arroz, usada para preparo de licor e para extração de manteiga e sebo.
Pequi (Caryocar brasiliense), também chamado de pequizeiro, piqui, piquiá e pequiá, é uma árvore da família das cariocaráceas nativa do cerrado brasileiro. Seu fruto é muito utilizado na culinária sertaneja.
Os frutos do pequi caem normalmente quando maduros e são coletados no chão, eliminando-se os frutos estragados e malformados. Caso a colheita seja feita na árvore, deve-se observar se o fruto está completamente desenvolvido e maduro.
Para fazer muda de pequi, deve-se mergulhar o fruto na água e deixá-lo de molho por quatro dias. Fica mais fácil para tirar a polpa com jato de água e obter a semente, que vai precisar de dois dias para secar completamente. O passo seguinte é aplicar um tratamento para acelerar a germinação da semente.
Descasque o fruto e coloque em uma panela com água quente e um pouco de açúcar. Sandra conta que não precisa estar fervendo. Escoe e espere o pequi esfriar por duas horas. Após esse procedimento é só dividir em dúzias e guardar em saquinhos próprios para congelar alimentos.