Conotado vem do verbo conotar. O mesmo que: indicado, evocado, sugerido.
A linguagem denotativa é basicamente informativa, ou seja, não produz emoção ao leitor. ... É a forma de linguagem que lemos em jornais, bulas de remédios, em um manual de instruções, etc. O seu oposto é a conotação (sentido figurado). Como exemplo, tem-se a frase Fomos à floricultura e compramos uma flor.
CONOTAÇÃO, “sentido conotativo, sentido figurado” é a linguagem que utiliza as palavras, expandindo o significado literal, pois emprega um novo sentido, incomum, circunstancial, o qual depende do contexto em que estão inseridas.
O texto literário é caracterizado pela linguagem conotativa. ... Nesse tipo de linguagem estão presentes metáforas, símbolos, metonímias e outras figuras de linguagem. A literatura é por excelência conotativa. A linguagem denotativa, por outro lado, é aquela que usa os sentidos literais das palavras.
Denotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido literal, dicionarizado. Conotação é a forma de uso e manifestação da linguagem em seu sentido figurado. Explicação: ... Conotativo: É o sentido figurado da palavra, expressão ou enunciado.