Compensação de custos. Este conceito reconhece que há comportamentos conflitantes, se os componentes logísticos forem considerados individualmente. Para a minimização dos custos deve-se fazer um balanceamento entre outros componentes logísticos.
Na área da Economia, um termo muito usado para descrever algumas situações é “trade-off” – que significa nada mais do que escolher uma coisa em detrimento de outra. Um país que precisa elevar os juros para conter a inflação faz um “trade-off”.
Custos logísticos são todos os custos relacionados a logística de uma determinada empresa, entre alguns o custo de armazenamento, custo de existência custo de encomendas e custos de transportes. ... O maior objetivo da logística é então atingir um nível de serviço de atendimento ao cliente no menor custo possível.
São custos que, quando um decresce, outro cresce. ... Foi o reconhecimento desse tipo de custos que levou ao estudo das atividades logísticas de maneira integral, procurando-se equilibrar as variações de custos e minimizar os custos como um todo, em vez de somente uma atividade em particular.
Custo Total de Estoque = Custo do pedido + Custo Total de Ajuste + Custo de Estocagem. Ao realizar esse cálculo, uma empresa poderá ter mais precisão ao saber como está o seu gerenciamento logístico. Com ele, é possível ter mais facilidade nos processos de gerenciamento de estoque, além de otimizar as atividades.
Estoque final = R$ 1.
Baseada em sua projeção de número de vendas mensais individuais, uma empresa pode determinar que ela precisa de 15 por cento das vendas mensais como estoque final. Por exemplo, R$ 18.
Utilizando o método do custeio por absorção, seu custo unitário fica assim:
O estoque final pode ser determinado pela ligação dos valores apropriados à seguinte fórmula: Estoque inicial + compras líquidas - custo dos produtos vendidos (CPV) = estoque final. Essa fórmula pode ser reorganizada para calcular o custo dos produtos vendidos, as compras líquidas ou o estoque inicial.
Para a margem líquida, divida esse valor pelo total da receita. O cálculo é quase igual: Margem líquida = Lucro líquido após os impostos / Receita total x 100.