A denominação ouro vem do latim aurum, que significa brilhante, possui número atômico 79, massa atômica 197 e está situado no grupo 11 (1 B) da tabela periódica, seu símbolo é Au.
Você pode descobrir se uma pedra é sintética observando algumas características....
Os estudos geológicos contaram com análises geoquímicas que identificaram a presença de zonas anômalas para ouro. A maior parte está relacionada com os granitoides da Suíte Cerro Preto e o Granito Saibro e em menor proporção à Suíte Santo Afonso.
No Sul, destacam-se os depósitos minerais de ametista, agregados, ouro e caulim, no Rio Grande do Sul; carvão (principalmente em Criciúma) e caulim, em Santa Catarina; talco (em Ponta Grossa), caulim e ouro no Paraná (IBRAM, 2012).
Outra forma de detectar uma pedra preciosa é conhecendo a dureza dos minerais segundo a escala de Mosh. O diamante, por exemplo, é a rocha com maior dureza, de 10, o que significa que você pode riscá-la com qualquer outra e nunca obterá marcar, não ser que esteja utilizando outro diamante.
Desde 1975 a alexandrita tem sido extraída apenas de depósitos aluvionares no Distrito de Malacacheta. É ainda desconhecida a rocha na qual os cristais de alexandrita se cristalizaram (Basílio, 1999). Os depósitos mais ricos encontram-se ao longo de apenas dois cursos d'água: o Córrego do Fogo e o Ribeirão Soturno.
Atente-se sempre à temperatura e textura da pedra, além dos riscos pretos que parecem terem sido feitos à mão de tão perfeitos. Outra variedade falsa é, na verdade, uma pedra Howlita tingida de azul. As verdadeiras Turquesas são cultuadas desde a antiguidade como pedra de sorte e proteção.
Na liga de ouro branco, a quantidade de metais com tonalidade prateada, como prata, níquel e paládio, é maior. O resultado é uma liga ainda amarela e com tonalidade distante daquele prateado vivo e brilhante.
O ouro branco, por exemplo, é um ouro de 18 quilates, pois sua proporção é de 18 partes de ouro para 24 partes do total, o que corresponde a 75%. O ouro mais puro é o de 24 quilates (100% de ouro).
585 milésimos equivalem a 14K (muito utilizado nos EUA); 750 milésimos equivalem a 18K (utilizado no Brasil); 800 milésimos equivalem a 19,2K (liga utilizada em Portugal); 1000 milésimos equivalem a 24K (ouro puro, denominado “ouro mil” ou “ouro fino”).
O ouro branco é composto de 75% de ouro puro 24k, 12,5% de prata e 12,5% de paládio que também possui um aspecto esbranquiçado como a prata. O ouro branco na verdade fica na cor amarelo-acinzentado e com pouco brilho. Por isso para ser usado na indústria dos acessórios precisa de um tratamento especial.
O ouro branco demanda mais manutenção do que o ouro amarelo. ... Toda joia, seja anel de noivado, brincos ou colares, demanda manutenção, independe da cor do ouro. A grande questão é que o ouro branco dará um pouquinho mais de trabalho. Assim, se ela é indiferente à cor do ouro, prefira a liga de ouro amarelo 18K.