A lesão pulmonar cavitária é uma área pulmonar preenchida por ar no centro de um nódulo ou área consolidada1, identificada habitualmente pela radiografia de tó- rax ou tomografia computadorizada. Vários agentes infecciosos e não infecciosos têm sido implicados como seus possíveis precipitantes.
A infecção pulmonar, também chamada de infecção respiratória baixa, acontece quando algum tipo de fungo, vírus ou bactéria consegue se multiplicar nos pulmões, causando inflamação e levando ao aparecimento de alguns sintomas como febre, tosse, catarro e dificuldade para respirar, por exemplo.
Entre as doenças infecciosas, ela é a principal causa de óbito em idosos. A pneumonia adquirida na comunidade (PAC) é uma infecção que se instala no pulmão do paciente e tem como agente causador mais comum da doença o Streptococcus pneumoniae, mais conhecido por pneumococo, que está envolvido em 30% a 70% dos casos.
O antibiótico indicado no tratamento da pneumonia bacteriana pode variar de acordo com o microrganismo responsável pela infecção, podendo ser indicado:
Pneumonia viral Diversos vírus respiratórios podem causar um quadro clínico mais grave do que um resfriado ou gripe. Os mais comuns são influenza, coronavírus, parainfluenza, adenovírus e vírus sincicial respiratório.
A doença pode levar à morte se não tratada a tempo, principalmente em crianças ou idosos. Para se ter uma ideia, segundo matéria publicada no Viva Bem do Portal UOL, a pneumonia é a doença que mais mata crianças com até cinco anos no mundo. No Brasil, ela afeta 900 mil pessoas e causa 100 mil mortes por ano.
A infecção da pneumonia é classificada com base em como é adquirida e pode ser categorizada no comunidade-adquirido, hospital-adquirido, os cuidados médicos adquiridos, ou a pneumonia da aspiração.
Existem quatro tipos de pneumonia, são eles:
Os principais sintomas da pneumonia viral são febre alta, fraqueza, mal-estar, sudorese, dor no tórax, náuseas e vômito. Os sintomas podem variar de acordo com a idade do paciente. Em crianças e idosos, por exemplo, os sinais de pneumonia viral podem aparecer em forma de: Dor de garganta.
As bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae são os principais causadores da enfermidade.
O estreptococo pneumonia das bactérias é uma das causas as mais comuns da pneumonia no mundo inteiro. A descoberta das bactérias ocorreu em 1881 quando o microbiologista francês, Louis Pasteur, e o microbiologista americano, George Sternberg, cada um identificaram independente as bactérias lanceoladas na saliva.
O raio-x do tórax é o melhor exame para diagnosticar o princípio de pneumonia e o exame do catarro consegue identificar se a infecção é provocada por um vírus, bactéria ou fungo. Desta forma, é possível iniciar rapidamente o tratamento para pneumonia, evitando que o paciente piore.
Enquanto outros antibióticos precisam ser tomados por 10 a 14 dias, muitas vezes com posologia de 2 a 3 administrações diárias, o tempo máximo de azitromicina habitualmente prescrito é de 5 dias, com apenas uma dose diária.
doses em termos de azitromicina. tomar o medicamento 1 hora antes ou 2 horas após as refeições. 500 mg, 1 vez por dia, durante 3 dias.
Não se deve exceder a dose diária de 500 mg. Em alguns casos, o médico pode alterar a posologia da azitromicina em crianças e adultos. É importante que o antibiótico seja utilizado conforme orientação do médico, não devendo ser suspenso sem que haja indicação, pois pode levar à resistência bacteriana e complicações.
Tomar dois comprimidos de uma vez apesar de ser uma dose mais alta do que o recomendado não é dose tóxica portanto não haverá grandes problemas, talvez um pouco de dor de estômago e diarreia mas não é necessário nenhuma providência.
Princípio Ativo: azitromicina
Antibióticos mais usados na prática clínica
A escolha desses três antibióticos residiu no fato de que a amoxicilina (e amoxicilina-clavulanato) tem indicações semelhantes às da azitromicina (tratamento de infecções de vias aéreas) e não tem efeitos cardíacos. Ciprofloxacino e levofloxacino têm indicações que se sobrepõem às da azitromicina.
Descrição. Indicado para combater bactérias, a Azitromicina 500mg Genérico Medley 2 Comprimidos Revestidos é um antibiótico à base de azitromicina di-hidratada.
A Levofloxacina pode ser usada no tratamento da gonorreia enquanto a azitromicina é utilizada no tratamento da clamídia. Discuta a dose dos dois antibióticos com o seu médico. A gonorreia e a clamídia andam juntas com certa frequência. O ideal é o tratamento das duas infecções.