“Balbuciar é um marco importante porque representa o início de uma comunicação real, quando um bebê começa a experimentar sons, reações, respostas e a construção de relações sociais”, diz Sherry Artemenko, fonoaudióloga e fundadora do Play on Words.
Significado de Balbucio substantivo masculino Ato de balbuciar, de falar com dificuldade, de pronunciar imperfeitamente; balbuciação.
Entre 9 e 12 meses: as primeiras palavras! Por volta dos 10 meses, seu bebê começa a pronunciar cadeias de sílabas sem repetição.
A partir dos 2 a 3 meses de vida o bebê começa emitir alguns sons (angu, guu, bá), muitas vezes olhando fixamente o rosto dos pais falando, tentando imitar e comunicar-se verbalmente. Estes sons emitidos são ouvidos pelo próprio bebê e assim começa o desenvolvimento da fala.
As crianças aprendem a falar durante os dois primeiros anos de vida. Seu bebê começará usando a língua, os lábios, o céu da boca e qualquer dente que esteja aparecendo para produzir sons (“os” e “as” no primeiro ou no segundo mês; os murmúrios começam pouco depois).
Aos 18 meses, a criança já pode falar por volta de 20 palavras. Além disso, já responde a frases simples usando gestos, como “Onde está o seu ursinho de pelúcia?”. Nessa época, é interessante que os pais se sentem para ler livros ilustrados com os filhos.
Entre os 4 e 7 meses, as crianças começam a experimentar os sons que conseguem emitir com a boca. O seu pequeno passará ainda mais tempo balbuciando e aprendendo a imitar barulhos. Essas são as suas primeiras tentativas de falar e ele deve ser encorajado pelos pais a fazer isso.
“Papai” é mais comum como primeira palavra do bebê A fonética é um ramo da linguística que estuda os sons da fala. Nesse caso, para produzir os elementos da cadeia fonética (palavras) é preciso colocar em movimento vários órgãos ao mesmo tempo.
A partir do primeiro ano de vida, ocorre a evolução da linguagem. Com essa idade, é possível que ele fale de três a cinco palavrinhas. Provavelmente, ele irá dizer “mamãe”, “papai” ou alguma palavra simples, relacionada ao seu cotidiano, como “gato” ou “carro”.
Mamãe ou papai: qual foi a primeira palavra dita pelo seu bebê? De acordo com uma enquete realizada no Facebook da Crescer, "mamãe" foi a campeã, com 42 % dos votos, enquanto "papai" recebeu 17% das indicações. Outras palavras somaram 41%.
Como estimular o bebê a falar
Para conseguir dizer o "R" forte com a garganta o melhor é colocar um lápis na boca e ferrar com os dentes. Depois, deve-se dizer a palavra "erre" utilizando a garganta e tentar não mexer os lábios ou a língua.
Sugiro que procure um fonoaudiólogo que fará uma investigação da causa das trocas na fala (avaliação dos órgãos fonoarticulatórios incluindo freio de língua/teste da linguinha, força, mobilidade de língua, lábios e bochechas, além de exame fonético-fonológico investigando a articulação de todos os fonemas).