Atividade física é qualquer movimento do corpo que consome energia, ou seja, promove um gasto energético acima do nível de repouso.
Independente da atividade, você estará queimando energia e por isso seu organismo precisará de reposição de macro e micronutrientes. Sendo assim, não exclua nenhum grupo alimentar da sua rotina. A alimentação saudável é indispensável para a atividade física, assim como se exercitar é fundamental para a vida saudável.
A alimentação adequada e saudável inclui o consumo de diferentes alimentos e de água, que desempenha papel fundamental na regulação de muitas funções vitais do organismo. A necessidade ideal de água não é a mesma para todas as pessoas.
Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico, quanto para o mental. Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com a alimentação saudável é menos suscetível a ter algumas doenças, como: obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão.
Resposta: A ausência de uma alimentação saudável pode afetar a vida da população. Explicação: Tem muita gente que morre ou desenvolvem problemas de saúde por causa da desnutrição ou da obesidade por exemplo diabetes problemas cardíacos ou infarto.
Alimentação saudável: dicas para você conseguir manter
Além dos cuidados citados e da higiene, são recomendações importantes para a alimentação saudável: mastigar bem os alimentos, evitar comida muito condimentada (muito sal, pimenta etc.), não comer em excesso e fazer as refeições em horários regulares.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é um estado completo de bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Ou seja, não basta eliminar ou prevenir doenças, sejam elas preexistentes ou não.
5 hábitos para viver mais
O que é a medicina da longevidade? Como o próprio nome já diz, a medicina da longevidade está focada no envelhecimento humano. Por isso, ela estuda meios de tornar a terceira idade um momento mais saudável para as pessoas.
Porém, existe uma grande diferença entre a expectativa de vida – o tempo médio que espera-se que uma pessoa viva dentro de uma determinada população – e a longevidade, que é a idade máxima atingida por uma espécie. Jeanne Calment (1875-1997) celebrando seus 121 anos.
79 anos
característica, qualidade de longevo; duração da vida (de um indivíduo, de um grupo, de uma espécie), mais longa que o comum.
Diversos fatores, como uma alimentação balanceada, a frequência de atividades físicas, manutenção da saúde mental e física, redução do estresse, manutenção das relações pessoais e afetivas.